Negado pedido de antecipação de parto

Juiz indeferiu o pedido de autorização para antecipação de parto feito por uma vendedora. Ela alegou que seu feto foi diagnosticado com uma síndrome que causa má formação de vários órgãos e retardo mental

Fonte: TJMG

Comentários: (1)




O juiz da 20ª Vara Cível de Belo Horizonte, Renato Luiz Faraco, indeferiu o pedido de autorização para antecipação de parto feito por uma vendedora que alegou ter sido o feto diagnosticado com a Síndrome de Patau (anomalia que pode gerar má formação de vários órgãos e retardo mental).


A gestante afirmou que a síndrome pode limitar a vida do bebê e que a gravidez é de risco, sendo necessário o aborto. A defensora pública representante do nascituro (aquele que vai nascer) e o Ministério Público (MP) se manifestaram pela improcedência do pedido. O MP ainda juntou ao processo parecer técnico do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde atestando que a Síndrome de Patau não é incompatível com a vida, não se justificando a antecipação do parto.


O juiz considerou o parecer juntado pelo MP a partir do qual se constata que os portadores desta síndrome podem viver dois dias e meio, em média, havendo casos em que a sobrevida pode chegar a seis meses e algumas crianças vivem até a adolescência.


Para o magistrado, que cita decisão de instância superior, “o risco de morte da mãe não ficou efetivamente demonstrado nos laudos apresentados, mesmo havendo notícias de que gravidez desta natureza seja de risco, podendo levar à morte”. O julgador afastou a necessidade de aborto e entendeu que se durante a gravidez surja causa de risco de morte da gestante, compete ao médico avaliar a necessidade do aborto.


Essa decisão é da última sexta-feira, dia 25 de maio e, por ser de 1ª instância, está sujeita a recurso.

 

Processo nº 0024.12.122.923-1

Palavras-chave: Síndrome; Parto; Antecipação de tutela; Feto; Má formação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/negado-pedido-de-antecipacao-de-parto

1 Comentários

Carmem Advogada29/05/2012 10:48 Responder

Como bem dizíamos, a Legalização do Aborto para Fetos Anencéfalos iria abrir \\\"lacunas\\\" para ocorrência de abortos em casos de \\\"simples deficiência no feto\\\". Felizmente temos Julgadores sensatos que prezam pelo bom senso moral e cristão. Que se faça Justiça para uma vida que ainda não pode se manifestar para alegar sua defesa!

Conheça os produtos da Jurid