Mulher será indenizada após realização desnecessária de cirurgia

A paciente será indenizada moralmente em R$ 25 mil reais por ter sido diagnosticada erroneamente e submetida à cirurgia desnecessária

Fonte: TJRJ

Comentários: (0)




O Município de Araruama terá que indenizar em R$ 25 mil, por danos morais, uma paciente da Casa de Caridade de Araruama. A decisão é do desembargador Ferdinaldo do Nascimento, da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.


M.G.B.S. procurou o hospital com forte hemorragia, foi medicada e retornou para casa, porém o sangramento persistiu e a autora voltou para um novo atendimento na Casa de Caridade. Após perícia médica e a realização de uma ultrassonografia, foi diagnosticada uma gravidez tubária e ela teve que ser submetida a uma intervenção cirúrgica. Depois de feita a cirurgia, a médica contou à autora que a cirurgia foi realizada por engano, pois, na verdade, ela tinha endometriose, que poderia ter sido tratada somente com medicamentos.


O Município réu alegou que M.G.B.S. não tinha provas do ocorrido, motivo pelo qual não haveria dano a ser indenizado.


De acordo com o desembargador, ficou demonstrado e evidente o dano ocorrido, o que gera o dever de indenizar. “Assim é que, sendo a autora portadora de endometriose, realmente não deveria ter sido submetida à indevida cirurgia como se estivesse com gravidez de risco, expondo-o a todos os dissabores de um procedimento cirúrgico que, ao final, revelou-se desnecessário por erro no diagnóstico. Demonstrado o fato danoso, evidente o nexo de causalidade e o dano moral que, registre-se, é in re ipsa, isto é, decorre do próprio fato ofensivo”.

 
 
Processo nº 0003939-17.2006.8.19.0052

Palavras-chave: Cirurgia; Erro médico; Indenização; Danos morais; Diagnostico

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mulher-sera-indenizada-apos-realizacao-desnecessaria-de-cirurgia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid