Justiça permite tratar doença de cães com remédio para humanos

Até então, recomendação era sacrificar o animal com leishmaniose visceral canina

Fonte: VEJA.com

Comentários: (0)




Na semana passada, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo, declarou ilegal portaria dos ministérios da Saúde e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que proibia o tratamento de cães com leishmaniose visceral canina com remédios de uso humano ou com produtos não registrados pelo Mapa. Até então, a recomendação era a eutanásia do animal.


A ação foi iniciada em setembro de 2008 pelo advogado Wagner Leão, representando a ONG Abrigo dos Bichos, de Campo Grande (MS). Na decisão favorável à apelação do advogado, o tribunal entendeu que a portaria "extrapola os limites da legislação que regulamenta a garantia de livre exercício da profissão de médico veterinário, como das leis de proteção do meio ambiente, em especial a fauna".


A liberação é contrária à posição do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que manteve a orientação aos veterinários de não tratar os animais diagnosticados com a doença. Segundo o conselho, não há provas de que os remédios impeçam a transmissão da doença.

Palavras-chave: Vacina; Leishmaniose; Animal; Humanos; Doença; Tratamento

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-permite-tratar-doenca-de-caes-com-remedio-para-humanos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid