Justiça liberta 15 de 19 presos em operação da PF

Fonte: Portal Terra

Comentários: (1)




O desembargador federal Marcelo Navarro, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, em Pernambuco, revogou nesta quarta-feira a prisão preventiva de 15 das 19 pessoas que ainda estavam presas na Polícia Federal pela "Operação Guabiru" desde o dia 17 de maio. A operação prendeu prendeu prefeitos, ex-prefeitos, secretários municipais, ex-secretários municipais, empresários e dois gerentes executivos da Caixa Econômica Federal, acusados de desvios das verbas federais em prefeituras do interior do Estado.

Segundo o jornal Gazeta de Alagoas, foram soltos os prefeitos de Matriz do Camaragibe, Marcos Paulo do Nascimento (PMDB), de São José da Laje, Paulo Roberto de Araújo, o "Neno" (PPS), de Porto Calvo, Carlos Eurico Leão e Lima, o "Kaíka" (PSB), de Feira Grande, Fábio Apóstolo de Lira, o Fabinho (PDT), de Canapi, José Hermes de Lima (PDT) e de Igreja Nova, Neiwton Silva (PSB). O escriturário da Caixa Econômica Federal, José Carlos Batista, apontado como o agiota que repassava dinheiro a juros aos prefeitos recebendo cheques das prefeituras como garantia, também saiu da prisão. Eles vão responder o processo em liberdade.

Além deles, foram soltos os ex-prefeitos Jorge Silva Dantas (PSDB), de Pão de Açúcar; José Valter de Azevedo (PFL), de Ibateguara, e José Aderson Rodrigues (PTdoB), de Japaratinga, juntamente com os secretários municipais de Finanças de Branquinha, Fernando Baltar Maia (irmão do prefeito Carlos Eduardo Baltar Maia, o Dadado); de Igreja Nova, Paulo Roberto Oliveira Silva, e de Água Branca, José Roberto Campos.

O relaxamento das prisões foi pedido pelo Ministério Público Federal, que determinou a manutenção das prisões do empresário e ex-prefeito de Rio Largo, Rafael Torres, do empresário Francisco Erivan dos Santos, e dos prefeitos de Marechal Deodoro, Danilo Dâmaso (PMDB), e de São Luiz do Quitunde, Cícero Cavalcante (PMDB).

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-liberta-15-de-19-presos-em-operacao-da-pf

1 Comentários

FLORINDA INACIO RAMLAHO Eletricitaria / Academica de Direito09/07/2005 13:33 Responder

A soltura desses Prefeitos envolvidos em desvio de verbas Federais e mais uma evidencia das inumeras falhas existentes no nosso Codigo Penal. As evidencias sao tao contundentes, que ja bastariam para manter esses sujeitos reclusos ate mofarem no presidio. E presidio de seguranca maxima!!! Mas, como no Brasil " tudo sempre acabou em pizza", sera que desta vez sera diferente? Esperamos que sim.

Conheça os produtos da Jurid