Justiça decide que dissabores cotidianos não configuram danos morais

De acordo com o juiz, ?não houve exposição indevida do nome da autora em cadastros de proteção ao crédito, cobrança vexatória ou qualquer outro ato que ensejasse a ocorrência de dano moral, ponderado outrossim a ação direta de membro da família da autora para o episódio"

Fonte: TJAC

Comentários: (1)




Em Decisão Monocrática proferida na Câmara Cível no mês de março, a Desembargadora Eva Evangelista considerou que meros dissabores não podem ser configurados como danos morais. A Apelação tratava de uma transação financeira realizada sem a autorização da titular da conta bancária.


Em Primeiro Grau, o Juiz de Direito Laudivon Nogueira, titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco, havia julgado improcedente o pedido de danos morais. O magistrado considerou que, embora esteja comprovada a movimentação financeira irregular, o Banco do Brasil S/A, ao tomar conhecimento da situação, providenciou imediata devolução da parcela cobrada e liquidou a operação.


O juiz avaliou que “não houve exposição indevida do nome da autora em cadastros de proteção ao crédito, cobrança vexatória ou qualquer outro ato que ensejasse a ocorrência de dano moral, ponderado outrossim a ação direta de membro da família da autora para o episódio”. Quanto ao abalo no estado de saúde, que a autora alega ter sofrido, o magistrado constatou a falta de comprovação.


No relatório da Apelação, a Desembargadora Eva Evangelista colacionou ainda o entendimento da Câmara Cível em outro caso que guarda simetria (Apelação Cível nº 2009.003446-2, relatora Desembargadora Izaura Maia, julgado em 05/04/2010, acórdão n.º 7.872, unânime): “Não há dano moral quando os fatos elencados pelo autor se traduzem em meros dissabores a que está sujeito o homem em seu cotidiano, sem que isto implique afetação à sua honra”.


Desta forma, a magistrada negou seguimento ao recurso, mantendo a sentença recorrida por seus próprios fundamentos. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico nº 4.404, fls. 4 e 5, de 31 de março de 2011.

 

Apelação n.º 0012148-95.2007.8.01.0001

Palavras-chave: Dissabor; Danos morais; Justiça; Exposição; Cadastro de proteção ao crédito

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-decide-que-dissabores-cotidianos-nao-configuram-danos-morais

1 Comentários

Carine. A. B. Oliveira Advogada06/04/2011 9:39 Responder

A justiça comum está se posicionando de forma a afastar a banalização do dano moral ocorrida nos último anos, espero que a justiça do trabalho comece a se influenciar deste conteúdo, pois a banalização deste instituto tem ganmhado novas versões neste ramo, em virtude da informalidade processual que muitos entendem de forma equivocada.

Conheça os produtos da Jurid