Justiça acusa Airbus por homicídio culposo em acidente no voo 447

Decisão da Justiça foi divulgada nesta quinta-feira (17). Acidente matou 228 pessoas em 31 de maio de 2009

Fonte: G1/ Reuters/ AFP

Comentários: (0)




A Justiça francesa acusou a empresa Airbus nesta quinta-feira (17) de homicídio culposo pelo acidente aéreo ocorrido em 31 de maio de 2009 no voo da Air France que faria o trajeto Rio de Janeiro-Paris.


Já a Air France foi convocada para audiência na sexta-feira (18), como parte da investigação, para um provável indiciamento. "Confirmo que a Airbus foi indiciada. Desaprovamos firmemente esta decisão, que consideramos prematura", disse Enders após a decisão da juíza francesa Sylvie Zimmerman. "Continuaremos, apesar disso, a cooperar com a investigação e com a próxima fase de buscas das caixas-pretas", acrescentou.


Em dezembro, a Air France recebeu a ordem de pagar US$ 727 mil a parentes de uma família brasileira morta no desastre. A Air France, por meio de seguradoras, pagou compensações a parentes dos passageiros e da tripulação, mas continua a se defender nos tribunais no Brasil.


O voo do Rio a Paris caiu no Oceano Atlântico, a meio caminho entre o Nordeste do Brasil e o Senegal na noite de 31 de maio de 2009, no pior acidente da história da Air France. Todas as 228 pessoas a bordo morreram. Muitos dos mortos eram franceses, brasileiros e alemães.


Novas operações de busca no mar pelos destroços do Airbus serão iniciadas no dia 20 de março em uma nova zona de 10.000 km2. Será a quarta fase de busca da aeronave acidentada e por suas caixas-pretas, que poderá durar até julho. Essa etapa será dividida em três fases de 36 dias cada uma.


O indiciamento da Airbus é o primeiro na investigação da tragédia com o Airbus A330. Apenas 3% do avião e 50 corpos foram resgatados nos dias que se seguiram à catástrofe aérea.


No atual estágio das buscas e com os dados técnicos obtidos, o Bureau de Investigações e Análises (BEA), encarregado das análises técnicas, considera que a falha das sondas de velocidade Pitot é um dos elementos que explicam o acidente, mas não pode ser por si só a causa da catástrofe.

Palavras-chave: Justiça; França; Airbus; Voo 747; Condenação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-acusa-airbus-por-homicidio-culposo-em-acidente-no-voo-447

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid