JFRS nega pedido de moradora de Ijuí para anulação de infrações de trânsito

A mulher alegava não ser mais a proprietária do veículo que teria cometido as infrações

Fonte: TRF4

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

A 1ª Vara Federal de Santo Ângelo julgou improcedente o pedido de anulação de multas e infrações de trânsito de uma moradora de Ijuí (RS), que alegava não ser mais a proprietária do veículo que as teria cometido. A sentença, publicada em 09/01, é do juiz Marcelo Furtado Pereira Morales.


A mulher ingressou com ação contra o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), uma revenda de carros e os seus dois proprietários solicitando a anulação de todas as multas e infrações lançadas em seu nome relativas ao veículo Ford Focus a partir de agosto de 2021. Narrou que as cobranças são improcedentes, uma vez que teria vendido o automóvel e não seria a autora das infrações.


O Dnit contestou, alegando que o procedimento de autuação foi regular e que a autora não cumpriu com suas responsabilidades ao não providenciar a devida comunicação da venda do veículo.


Ao analisar o caso, o juiz observou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que, em seu artigo 134, estabelece a responsabilidade do vendedor em comunicar a transferência de propriedade do veículo. Uma vez que a comunicação não ocorra da forma devida, o vendedor assume o risco de seguir sendo responsabilizado pelas infrações do veículo.


“Portanto, no caso concreto, a parte autora, ao transferir a propriedade do veículo sem a devida anotação registral, assumiu as consequências previstas no art. 134 do CTB”, concluiu o magistrado.


Morales julgou improcedentes os pedidos de anulação da autora. Cabe recurso ao TRF4.

Palavras-chave: Negativa Pedido Anulação Infrações de Trânsito CTB

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/jfrs-nega-pedido-de-moradora-de-ijui-para-anulacao-de-infracoes-de-transito

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid