Isenção da taxa de inspeção veicular é sancionada em SP

Lei será regulamentada em até 60 dias para definir regras

Fonte: G1

Comentários: (2)




O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), sancionou nesta quinta-feira (11) a nova lei sobre a inspeção veicular que isenta os motoristas do pagamento da vistoria a partir de 2014. O texto entra em vigor nesta sexta-feira (12), data de publicação no Diário Oficial do Município. O projeto de lei foi aprovado em segundo turno pelos vereadores na Câmara no dia 20 de março.


Ainda não foram esclarecidos como será o reembolso da taxa paga aos motoristas e nem qual empresas estarão aptas para fazer a vistoria. A lei será regulamentada no prazo de 60 dias. A lei foi uma das promessas de campanha do prefeito durante o período eleitoral.


O Executivo será responsável pelo plano de controle da poluição veicular, de acordo com as regras atribuídas pelo governo estadual. A inspeção não é obrigatória nos demais municípios do estado e um projeto de lei que trata o assunto tramita na Assembleia Legislativa.


O programa deverá ser periodicamente avaliado e revisto a cada três anos, no mínimo. Entre os itens avaliados estão: a frota-alvo dos veículos conforme embasamentos técnicos e legais; a vinculação com o sistema estadual de registro; a peridiocidade da inspeção; a análise econômica e a integração com outros programas de inspeção.


O texto diz que os fabricantes de veículos deverão comprovar os limites de emissão de poluentes e disponibilizar nas redes de assistência técnicas vinculadas de equipamentos e funcionários habilitados para diagnosticar eventuais problemas de regulagem de motores e emissão de poluentes que circulem na cidade de São Paulo.


Lei


Neste ano, os donos de carros terão o reembolso da taxa de R$ 47,44. A partir de 2014, os motoristas estarão isentos do pagamento. Entretanto, quem for reprovado na análise de poluentes e outros itens terá que pagar o valor, sem direito a reembolso.


Também a partir de 2014, os veículos novos não precisarão passar por inspeção nos três primeiros anos, incluindo o ano em que o primeiro licenciamento foi ou deveria ter sido realizado. A liberação, entretanto, não vale para veículos novos a diesel, que continuarão obrigados à inspeção anual.


Após três anos de uso, ao veículos farão a vistoria a cada dois anos. A inspeção passará a ser anual a partir do nono exercício, quando o carro já tiver dez anos de uso.


A inspeção veicular também passa a ser obrigatória para carros de fora de São Paulo que circulem na capital paulista por mais de 120 dias por ano. A fiscalização deverá ser feita por radares inteligentes e os proprietários terão de pagar pelo serviço. O prefeito quer estancar a perda de recursos por parte da Prefeitura provocada pelo licenciamento de veículos em cidades vizinhas. O licenciamento na Grande São Paulo é uma forma encontrada por proprietários de veículos para fugir da inspeção veicular.


O regime de concessão da vistoria dos veículos - atualmente operado pela Controlar – será trocado e prevê o credenciamento de empresas a serem escolhidas por licitação. Haddad chegou a dizer que a Controlar é uma empresa caça-níquel.

Palavras-chave: Haddad Lei Isenção Taxa Inspeção Veicular São Paulo

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/isencao-da-taxa-de-inspecao-veicular-e-sancionada-em-sp

2 Comentários

david vistoriador25/06/2013 10:51 Responder

isso tudo é so enganação a nós ( população) ésses governo não vale nada nosso dinheiro ja éra nunca mais volta isso é uma pouca vergonha roubão nois na cara dura véio, é o fim do mundo...

david vistoriador de veiculos25/06/2013 10:54 Responder

o tal de haddad é um lixo,uma vergonha pra nois população, o mais errado disso tudo é nois o povo que vota nesses safados ai cara.... ACORDA BRASILLLLLLL .... estamos apamhado na cara desses safados governantes ai...

Conheça os produtos da Jurid