Instituto dos Advogados apoia projeto de lei das fake news

O PL das fake news foi definido como uma proposta constitucional e de caráter democrático em parecer aprovado pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) nesta quarta-feira (30/8).

Fonte: Enviado por Maria Eduarda da Costa Santos

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

O PL das fake news foi definido como uma proposta constitucional e de caráter democrático em parecer aprovado pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) nesta quarta-feira (30/8). O projeto de lei 2.630/2020, que visa ao combate a informações falsas disseminadas na internet e à regulamentação da atuação das plataformas digitais, foi entendido pelo IAB como um estímulo ao pensamento crítico responsável. De acordo com a análise feita pela Comissão de Direito Constitucional do Instituto, “ao se colocar contra as campanhas antidemocráticas e contra as tentativas de derrubada do Estado Democrático de Direito, o PL dá uma importante contribuição para a garantia de um dos princípios fundamentais da Constituição de 1988”.


O relator do parecer, Aldo Arantes, que foi deputado federal constituinte, argumentou que a ausência de regulamentação das plataformas digitais prejudica o Estado Democrático como um todo, além de afetar a saúde mental de crianças e grupos sociais minoritários. “A lei estabelece objetivos: o fortalecimento do processo democrático, o fomento à diversidade da informação e a garantia da transparência dos provedores em relação às atividades dos usuários”, disse o advogado. De acordo com Arantes, o PL também trata de uma questão importante para a sociedade: o comportamento dos algoritmos. “Eles não são neutros. Eles na verdade incorporam muitos preconceitos, portanto, o controle sobre os algoritmos é fundamental, porque eles trazem consequências extremamente graves na difusão de notícias falsas e preconceitos”, destacou o relator.


Além de criar a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, o projeto também objetiva responsabilizar civilmente as plataformas por conteúdos prejudiciais difundidos no espaço digital. Apesar das críticas que acusam a proposta de promover censura, o parecer argumenta que a ideia do PL é criar segurança no ambiente digital: “As Big Techs criticam o projeto sob o argumento de que impõe uma autocensura. Na verdade, não querem nenhum tipo de regulação, pois obtêm vultosos lucros ao permitir a disseminação das fake news”. Arantes também criticou a falta de transparência dessas empresas, que não revelam seus termos de uso. “É uma caixa preta inaceitável para a democracia”, apontou o advogado.


Da mesma forma, o parecer aprovado pelo IAB atesta que a proposta legislativa não fere o direito à livre manifestação de ideias. “Um argumento suscitado pelos que se opõem ao projeto é que ele é contra a liberdade de expressão. Nada mais falso. O PL limita a liberdade de expressão conforme a Constituição e os tratados internacionais. Não existe liberdade de expressão absoluta”, afirma o texto. Apresentando uma visão contrária, o presidente da Comissão de Direito Constitucional, Miro Teixeira, disse que qualquer limitação ao direito de expressão das pessoas interessa aos políticos: “Não tenho o menor medo do que é publicado, se for alguma mentira, existe remédio dado pela Constituição, desde a indenização até o processo crime”.


Ainda que a criação de um órgão fiscalizador para a garantia das propostas do projeto tenha sido retirado do PL pelo seu relator, Aldo Arantes defendeu a criação de um dispositivo voltado a tal finalidade. “É indispensável a existência de um órgão responsável pela fiscalização da lei. O relator tem admitido que a Anatel poderia ser este órgão”, diz ele no parecer. Ao fim da votação, o presidente nacional do Instituto, Sydney Limeira Sanches, declarou que o projeto tem grande importância para o País e já recebeu apoio da entidade em maio deste ano. “A questão não se esgota no PL, mas ele efetivamente tem um papel importante no restabelecimento do fluxo da informação”, disse Sanches.

Palavras-chave: IAB Apoio PL das Fake News CF

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/instituto-dos-advogados-apoia-projeto-de-lei-das-fake-news

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid