Henrique Alves afirma que cumprirá texto constitucional no caso mensalão

Não há consenso se o STF pode mandar cassar imediatamente o mandato dos deputados condenados, ou se a perda de mandato depende exclusivamente de decisão do Plenário da Câmara, mesmo que eles sejam presos

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, afirmou há pouco que irá “cumprir o texto constitucional” sobre a perda de mandato dos condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no processo do mensalão.


Não há consenso se o STF pode mandar cassar imediatamente o mandato dos deputados condenados, ou se a perda de mandato depende exclusivamente de decisão do Plenário da Câmara, mesmo que eles sejam presos. “Vamos aguardar a decisão do Supremo, e não antecipar os fatos. A certeza é de que a Casa vai cumprir, na sua interpretação, o texto Constitucional”, afirmou Alves.


Na quarta-feira (13), o Supremo retoma o julgamento dos recursos do mensalão. No caso de 13 condenados – entre eles os deputados Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT) -, resta apenas a análise dos chamados embargos de declaração, que pedem clareza nas decisões dos ministros. Se o STF entender que esses embargos foram apresentados na tentativa de adiar o encerramento do caso, o tribunal poderá determinar a prisão imediata dos condenados.

Palavras-chave: mensalão mandato

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/henrique-alves-afirma-que-cumprira-texto-constitucional-no-caso-mensalao

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid