Habilitação falsa leva a condenação

Carteira de habilitação falsa a uma blitz em Uberaba.

Fonte: TJMG

Comentários: (0)




Um operador de máquinas teve sua condenação mantida pela 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por ter apresentado uma carteira de habilitação falsa a uma blitz em Uberaba. A pena foi fixada em dois anos de reclusão, substituída por duas penas restritivas de direito: prestação de serviço à comunidade, por sete horas semanais, durante os dois anos, em instituição a ser definida pelo juiz da Vara de Execuções Penais de Uberaba, e pagamento de uma cesta básica, no valor de meio salário mínimo, a instituição também a ser definida.

No dia 19 de fevereiro de 2002, o operador foi parado por uma blitz da Polícia Militar, no km 6 da MG-247, e espontaneamente apresentou uma carteira falsificada. Os policiais apreenderam o documento, suspeitando de sua falsidade. Consultado, o Detran de São Paulo confirmou tratar-se de carteira falsa.

O Ministério Público ofereceu denúncia, pedindo a condenação do réu pelo art. 304 do Código Penal, que prevê punição por uso de documentos falsos. Conforme apurado no processo, o réu havia pago pela carteira, no Estado de São Paulo, a quantia de R$700,00 e não foi submetido a nenhum tipo de exame exigido pela legislação de trânsito.

A defesa do réu argumentou que o condutor, por ser pessoa simples e de pouco estudo, acreditava na autenticidade do documento adquirido. Alega também que, quando a falsificação é grosseira, constitui crime impossível, que não traria ensejo a qualquer condenação, conforme artigo 17 do Código Penal.

Os argumentos da defesa não convenceram o juiz Habib Felippe Jabour, da 2ª Vara Criminal de Uberaba, que condenou o réu.

No recurso ao Tribunal de Justiça, a turma julgadora, formada pelos desembargadores Walter Pinto da Rocha (relator), Eli Lucas de Mendonça e Delmival de Almeida Campos, manteve a sentença.

Segundo o relator, a autoria do crime ?é induvidosa, encontrando-se firmada pela confissão do réu, precisa e rica de detalhes, e pelo depoimento de testemunhas?.

O relator entendeu não prosperar também a alegação de crime impossível, ?pois a falsificação da CNH não pode ser considerada tão grosseira como pretende o réu e sim capaz de iludir os olhos de um homem médio?.

Processo: 1.0701.02.009162-8/001

Palavras-chave: habilitação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/habilitacao-falsa-leva-a-condenacao

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid