Gratuidade para menores de 12 anos em praças esportivas é inconstitucional

Justiça acolheu cautelar para suspender a Lei que concedia a gratuidade de acesso a crianças, desde que acompanhados pelos responsáveis, a ginásios e estádios esportivos em SC

Fonte: TJSC

Comentários: (0)




O Órgão Especial do TJ confirmou nesta tarde (2/5), durante sessão de julgamento, cautelar concedida anteriormente para suspender – agora em definitivo – a Lei Estadual n. 15440/2011, que concedia gratuidade de acesso para menores de 12 anos, desde que acompanhados pelos responsáveis, a ginásios e estádios esportivos em Santa Catarina.


A Associação de Clubes de Futebol de Santa Catarina ingressou com ação direta de inconstitucionalidade (Adin), sob o argumento de que tal lei ofende os princípios da livre iniciativa e da concorrência, amparados em previsão constitucional. A entidade acrescentou que a legislação, ao tratar da isenção, não diz quem vai cobrir o prejuízo, tampouco esclarece tópicos como a limitação de espaço físico e seguro aos beneficiados – garantido àqueles que adquirem regularmente seus ingressos.


O desembargador Raulino Jacó Brüning, relator da Adin, votou pela inconstitucionalidade da lei, seguido pela ampla maioria dos colegas. O desembargador Lédio Rosa de Andrade foi vencido na questão.
 
 
 
Adin nº 2011.044883-3

Palavras-chave: Cautelar; Concessão; Gratuidade; Acessibilidade; Eventos; Esporte; Crianças; Lei; Suspensão

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/gratuidade-para-menores-de-12-anos-em-pracas-esportivas-e-inconstitucional

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid