Grampos: senador do PTB pede impeachment de Lula

Em discurso proferido na tribuna do Senado nesta segunda-feira (1º), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) defendeu o impeachment do presidente Lula.

Fonte: Congresso em Foco

Comentários: (2)




Em discurso proferido na tribuna do Senado nesta segunda-feira (1º), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) defendeu o impeachment do presidente Lula. O parlamentar também defendeu a adoção do parlamentarismo no Brasil.

Conforme lembrou Mozarildo, nesse sistema o Congresso poderia demitir integrantes do governo federal, sem a necessidade de esperar que o presidente Lula, ? que nunca sabe de nada?, o faça. Para o senador, Lula "não tem coragem? para demitir um ministro ou um assessor que erra.

A declaração do congressista se deve à uma reportagem da revista Veja, publicada nesse final de semana. Segundo a publicação, a Agência Brasileira de Inteligência (abin) grampeou senadores, ministros e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes. Mozarildo ressaltou que os grampos telefônicos ilegais são ?uma violação flagrante à Constituição?.

Por sua vez, o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, solicitará à Procuradoria da República no Distrito Federal que investigue a denúncia. Conforme explicou o procurador-geral aos jornalistas, como não há evidências de que os grampos foram feitos por alguém com foro privilegiado, a denúncia será encaminhada ao Ministério Público no Distrito Federal.

Palavras-chave: impeachment

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/grampos-senador-do-ptb-pede-impeachment-de-lula

2 Comentários

Nercina Andrade Costa advogada02/09/2008 9:55 Responder

Concordo plenamente com o Senador Mazorildo. Vivemos em um pais governado por um presidente que "nunca sabe de nada". Porém entendo que a possibilidade de um impeachment seria remota, pois escandalos bem mais relevantes já aconteceram no governo Lula, e não foram suficientes para abalar sua estrutura. O Parlamentarismo poderia ser uma solução,mas estou tão desacreditada do sitema, que não acredito mais em nada. é uma vergonha saber que nossa Constituição Federal está sendo "rasgada" por aqueles que tem o dever de respeitar as normas e fazer valer os direitos constitucionais do cidadão.

Aureliano Neto Juiz de Direito02/09/2008 20:01 Responder

O pedido de impeachment do senador Moazarildo, se é que foi formalizado, é algo teratológico, próprio de um parlamentar que quer aparecer na mídia. Ora, o fato está sendo apurado. E pedir o impedimento de um presidente da república, que tem arduamente trabalhado e melhorado a vida dos brasileiros, com base numa reportagem de um revista claramente antigovernista, é abusar da inteligência de qualquer um de nós. Trata-se de uma conduta que se tem tornado rotina no Brasil: condenar sem provas. A tática: uma revista de grande circulação levanta a bola e os demais meios de comunicação fazem o coro e pronto está feito a confusão. Ainda recentemente se teve o caso do dossiê FHC. No momento em que, no meio da história, apareceu um senador da oposição, o assunto entrou para o esquecimento. O partido da imprensa (midia) é muiito hábil nesse tipo de estratégia. No caso do grampo, o mais inusitado de tudo é diálogo íntimo, mesmo de extrema intimidade entre o Presidente do STF e o Senador Demóstenes. Era Gilmar pra lá, Demóstenes pra cá. Algo muito inconvencional entre duas "autoridades" da República. Concousão: se a apuração apontar no rumo do Congresso, cai de imediato no esquecimento. Aguardem.

Conheça os produtos da Jurid