Filho não pode tirar sobrenome materno por ter sido deserdado pela mãe

Ele alegaou que após a deserdação, não mais consegue usar o sobrenome materno sem sentir dor e constrangimentos

Fonte: TJSC

Comentários: (1)




O Tribunal de Justiça negou o pedido de retirada do sobrenome materno a Alencar Demaria Ziesemer, depois de deserção feita por sua mãe através de testamento público. A decisão da 2ª Câmara de Direito Civil confirmou sentença da comarca de Itajaí, por entender que a modificação poderia acarretar futuros problemas de identificação de Alencar e prejudicar terceiros.


Na apelação, o filho reforçou querer suprimir o sobrenome Demaria e alegou que, após a deserdação, não mais consegue usar o sobrenome materno sem sentir dor e constrangimentos. O relator, desembargador Sérgio Izidoro Heil, porém, não acolheu o pedido pela vedação contida na Lei de Registros Públicos, além de o autor ter ultrapassado o prazo legal para ajuizar a ação, iniciada quase 10 anos após a deserção.


Para Heil, se o fato provocasse o sofrimento a que se referiu Alencar, teria ingressado com o processo logo depois da atitude da mãe, já falecida. Ele enfatizou, ainda, que a deserdação tem reflexos apenas patrimoniais, sem alterar o nome de família do deserdado.


Assim sendo, no caso in judice, não se questiona a presença de eventual mágoa que o autor carrega da falecida genitora, pois a supressão do matronímico é situação excepcional em nosso ordenamento jurídico, ante a possibilidade de ocasionar sérios problemas de identificação ao próprio apelante e danos a terceiros, além de não minimizar o abalo narrado”, concluiu Heil.


Ap. Cív. n. 2011.072725-8

Palavras-chave: Sobrenome; Herança; Mãe; Testamento; Constrangimento

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/filho-nao-pode-tirar-sobrenome-materno-por-ter-sido-deserdado-pela-mae

1 Comentários

wilma advogada28/12/2011 22:18 Responder

Julgamento muito justo, bem fundamentado. Por que esse interesse, após 10 anos da deserdação. Mãe alguma deserda um filho, sem um sério motivo, logo se conclui que algum motivo escuso deve existir para essa pretensão de mudança de nome que, provavelmente prejudicará terceiros.-dedução lógica.

Conheça os produtos da Jurid