Exame da OAB-SP reprova mais de 70,83% dos bacharéis; veja lista de aprovados.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo aprovou 29,17% dos bacharéis que prestaram o Exame da Ordem 134 --no exame anterior, foram 15,9%.

Fonte: Folha Online

Comentários: (2)




A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo aprovou 29,17% dos bacharéis que prestaram o Exame da Ordem 134 --no exame anterior, foram 15,9%. Clique aqui para conferir a relação de aprovados.

Segundo a Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-SP, 24.827 candidatos se inscreveram para o exame 134, com um índice de abstenção de 4%. Do total, foram aprovados 10.818 candidatos (45,4%) para a segunda fase, realizada no dia 9 de março.

Os bacharéis dependem da aprovação no Exame da Ordem para exercer a advocacia. Um bacharel pode seguir carreira pública na magistratura, na promotoria, tornar-se professor do ensino superior ou delegado. Aqueles que são aprovados no exame de Ordem dos Advogados podem advogar em seu próprio escritório e trabalhar na procuradoria, por exemplo.

Exame 135

As inscrições para o próximo Exame da Ordem devem ser feitas até o dia 30 deste mês. Segundo a OAB, a primeira fase será realizada no domingo 18 de maio, com a prova objetiva contendo cem questões de múltipla escolha --com quatro opções cada-- sobre as seguintes matérias: direito constitucional, direito civil, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho, direito administrativo, direito tributário, direito processual civil e direito processual penal, além de questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e o Código de Ética e Disciplina.

Para prestar a segunda fase, o candidato deve acertar, no mínimo, 50% das questões.

A prova da segunda fase está marcada para o dia 15 de junho. Na ocasião, a prova terá duas partes --redação de peça profissional, privativa de advogado e cinco questões práticas, sob a forma de situações-problema, informou a OAB-SP.

Palavras-chave: oab

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/exame-da-oab-sp-reprova-mais-de-7083-dos-bachareis-veja-lista-de-aprovados

2 Comentários

pedro paulo antunes de siqueira advogado04/05/2008 16:14 Responder

...e ainda querem acabar como Exame de Ordem... imaginem a quantidade de analfabetos advogando e colocando em risco o direito das pessoas que os contratarem sem saber da suas reais condições profissionais.

edison pimente bacharel/comerciante04/03/2009 23:47 Responder

O MEC deveria impor sua responsabilidadeenquanto regulador de ensino e não se sujeitar as imposições da OAB, que só faz o controle de mercado. Àquelas pessoas que só cometam sobre as condições e criticas de que as faculdades e universidades preparam mal os bachareis deveria é prestar o exame e tentar passar neste exame e deixar de ficar escondidos dentro do apregoado direito adiguirido. Como solução a este exame deveria haver uma possibilidade de controle inclusive da OAB, impondo aos bachareis, uma formação complementar sob controle e formação da OAB, já que estes querem controlar e criticam a formação Universitaria de aptidão ao exercicio da advogacia sem necessidade de prestar exame. Inclusive submetendo todos os advogados ja inscritos a exames periodicos ou com obrigatoriedades de participação de congressos ou modulos de atualização em direito sob controle ou autorizados pela OAB. Se outros quiserem como forma imediata de inscrição a OAB que se submetam ao fatidico exame da Ordem. Ainda uma pergunta. Alguem sabe da destinação das sobras dos custos do exame da ordem. A onde vai este dinheiro todo? Não é de se admirar a ostentação das sedes deste orgão.

Conheça os produtos da Jurid