Estudo da Bíblia pode ser obrigatório no ensino médio

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários: (6)




A inclusão da Bíblia como livro didático na disciplina de história nas escolas do ensino médio é o objetivo do Projeto de Lei 5198/05, do Professor Irapuan Teixeira (PP-SP). Cada sistema de ensino irá definir a Bíblia a ser adotada.

O autor da proposta afirma que "a Bíblia é um importante documento de relatos da história antiga da humanidade, rica em fatos e com a descrição minuciosa dos hábitos e costumes de outros povos que, independentemente do credo religioso, podem buscar a comprovação das suas origens". Segundo Teixeira, a Bíblia é chamada de Livro dos Livros, "tal o seu valor histórico, religioso e social" para os cristãos ? católicos, protestantes das diversas denominações, espíritas e os diferentes grupos ortodoxos.

A Bíblia tem duas partes: o Antigo e o Novo Testamento. O Antigo Testamento é a herança da fé judaica, composto por 46 livros redigidos na vigência da Lei Antiga; já o Novo Testamento compreende 27 livros que relatam a vida e a mensagem de Jesus Cristo e dos seus apóstolos.

Tramitação

O projeto segue para análise em caráter conclusivo pelas comissões de Educação e Cultura; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/estudo-da-biblia-pode-ser-obrigatorio-no-ensino-medio

6 Comentários

maria vitoria de almeida lopes da sislva tabeliã publica20/06/2005 22:01 Responder

Deus existe de forma verdadeira e muitos ainda não sabem, portanto, há necessidade de ser implantado nas escolas.

cristiano de oliveira guarda civil metropolitana21/06/2005 10:34 Responder

O ensino religioso no Brasil já fazia parte da grade curricular das escolas do ensino médio, não sei por que em determinada época da história ela foi tirada. É de suma importância que a câmara dos deputados venha implantar novamente o ensino religioso nas escolas; não se trata necessariamente de importor aos alunos uma religião, mas sim de ensiná-los o valor da vida, da compaixão, da caridade e do apego a Deus na pessoa de JESUS CRISTO; quem sabe se os jovens tiverem novamente esse ensino tão precioso teremos verdadeiramente um mundo melhor, sem violências.

FLORINDA INÁCIO RAMALHO Eletricitária / Acadêmica de Direito21/06/2005 11:37 Responder

O Professor Irapuan Teixeira está de parabens, por tão brilhante iniciativa. A bíblia é e sempre será o livro dos livros. Apesar de o nosso querido Brasil ser um país considerado cristão, ainda deixa tudo a desejar quando se trata da leitura do livro que nós cristão temos certeza de que é a 'PALAVRA DE DEUS". Espero que este projeto se transforme em Lei, o mais rápido possível, pois creio que quando a humanidade se voltar mais para os ensinamentos cristãos, os jóvens jamis enveredarão pelos caminhos das drogas, os adultos repudiarão os caminhos da avreza, da usura e da corrupção.

FLORINDA INÁCIO RAMALHO Eletricitária / Acadêmica de Direito21/06/2005 11:40 Responder

O Professor Irapuan Teixeira está de parabens, por tão brilhante iniciativa. A bíblia é e sempre será o livro dos livros. Apesar de o nosso querido Brasil ser um país considerado cristão, ainda deixa tudo a desejar quando se trata da leitura do livro que nós cristão temos certeza de que é a 'PALAVRA DE DEUS". Espero que este projeto se transforme em Lei, o mais rápido possível, pois creio que quando a humanidade se voltar mais para os ensinamentos cristãos, os jóvens jamais enveredarão pelos caminhos das drogas, os adultos repudiarão os caminhos da avreza, da usura e da corrupção.

ELIO FERREIRA DE SOUZA Advogado21/06/2005 13:14 Responder

Parabéns ao professor pela feliz iniciativa. O que está faltando no povo é a Fé em Deus, e a Sagrada Escritura é o celeiro onde as pessoas encontram a Fé, e sendo ensinada nas escolas certamente os jovens alunos passarão a ter um comportamento bem melhor. Se todas as pessoas observassem os preceitos e os mandamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, certamente o mundo seria melhor. Ao ser indagado pelos escribas e doutores da lei sobre quais eram os dois maiores mandamentos, Jesus respondeu: AMAR A DEUS COM TODA A SUA ALMA, COM TODA A SUA MENTE COM TODO O SEU CORAÇÃO, E AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO. Enfim, Jesus resumiu toda a lei e todos os mandamentos em um só o AMOR, porque quem ama não bate, não rouba, não deseja mal a ninguém, não é corrupto, etc. Quem ama é do bem.

JOSE CARLOS CASTANHO ADVOGADO/CONTADOR E DIR DE REC.HUMANOS23/06/2005 13:03 Responder

Parabén ao Autor do mais belo PROJETO, pois certamente é o que está faltando para que a mais nova SOCIEDADE comece a resgatar os preciosos valores que nossos antepassados já possuiam, porque, se não houver conhecimento das coisas SAGRADAS, nossos filhos não terão temor nenhum e tampouco respeito aos seus semelhantes, tornando uma sociedade sangrenta e violenta até o ponto de se matar entre semelhantes, onde pai mata filho e vice versa, tudo isso por FALTA DE conhecer o nosso veradeiro CRIADOR, o DEUS CONOSCO (EL SHADAI)..."devemos saber que enquanto se temia sobre os limites ditados na bíblia por Deus, se respeitava melhor o próximo, e havia uma sociedade compromissada com o respeito mútuo e que não envergonhava nosso CRIADOR !

Conheça os produtos da Jurid