Empresas de limpeza, conservação e outros serviços defendem terceirização

Ao longo dos últimos anos, a terceirização cresceu tanto que hoje é possível afirmar que o Brasil ?é um país todo terceirizado?

Fonte: TST

Comentários: (2)




A representante das empresas de limpeza, conservação, transporte e segurança de valores e outros serviços terceirizáveis, Celita Oliveira Sousa, destacou o papel que o Tribunal Superior do Trabalho vem desempenhando desde a década de 80 no processo evolutivo da terceirização, desde a edição, em 1986, da Súmula 256 até a recente alteração da Súmula 331. Celita recordou que, nas décadas de 80 e 90, o mercado de trabalho terceirizado absorveu muitas pessoas de baixa renda e baixa escolaridade, “que jamais seriam empregadas por meio de concurso público”. A terceirização teria proporcionado, assim, melhor condição social a uma parcela excluída e que não teria condição de ser absorvida em empregos públicos.


Ao longo dos últimos anos, observou, a terceirização cresceu tanto que hoje é possível afirmar que o Brasil “é um país todo terceirizado”.Neste ponto, disse acreditar que este crescimento impôs aos administradores uma gestão “com maior noção de cidadania”. Para ela, os problemas apresentados nos diversos setores são “pontuais” e devem, sim, ser corrigidos. Considera, porém, que a maioria dos contratos terceirizados é boa, por serem grandes geradores de emprego e de inclusão social.

 

Palavras-chave: Terceirização; Serviços; Limpeza; Conservação; Trabalho

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/empresas-de-limpeza-conservacao-e-outros-servicos-defendem-terceirizacao

2 Comentários

Joao torres Técnico em Planejamento de Transportes07/10/2011 10:22 Responder

No Setor Público, os contratos com os fornecedores de serviços atendem também a \\\"conveniência administrativa\\\" dos gestores que inclui o financiamento de suas despezas privadas. Em outras palavras: corrupção.

Antonio Carlos Lavrador08/10/2011 19:32 Responder

O processo evolutivo da tercearização, realmente teve seu papel fundamental , mas, infelizmente muitos empresarios corruptos começaram utilizar de mão de obras em empresas de limpeza, vigilancia, com o intuito de não pagar os haveres trabalhista e previdenciário. Para solucuonar tal pendencia, é fácil, cada um dos funcionários contratados a enpresa empregadora, desembolzara o equivalente a 10 sm, a ser depositado com a empresa contratante dos serviços. Assim a respónsabilidade subsiária terpa um respaldo po caso deixar de pagar o funcionário.

Conheça os produtos da Jurid