Emancipação de Menores: Análise da Lei 13.811/2019

A Lei 13.811/2019, ao proibir o casamento de menores de 16 anos no Brasil, modifica o Código Civil e reforça a proteção de crianças e adolescentes, coibindo práticas como o casamento infantil. A Emancipação de menores, ainda permitida a partir dos 16 anos, gera debates sobre a proteção e desenvolvimento juvenil

Fonte: Igor Bortoluzzi Flores

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

A recente sanção da Lei 13.811, de 2019, que proíbe o casamento de menores de 16 anos, trouxe à tona importantes discussões sobre a Emancipação de menores no Brasil. Essa Lei alterou o Código Civil Brasileiro, especificamente no que tange à possibilidade de casamento de menores de 16 anos. Anteriormente, a legislação permitia tal união em casos excepcionais, como gravidez ou para evitar imposição de pena criminal. A nova lei, no entanto, estabelece uma proibição categórica, sem exceções, alinhando-se a um entendimento mais contemporâneo de proteção integral à criança e ao adolescente.


A Emancipação de menores, no contexto jurídico, refere-se à aquisição de capacidade civil plena antes dos 18 anos, permitindo que o menor administre seus bens e atue na sociedade com certa independência. A nova lei, ao proibir o casamento de menores de 16 anos, indiretamente reforça a proteção dos menores contra práticas que possam comprometer seu desenvolvimento e bem-estar, como o casamento infantil.


Do ponto de vista social, a proibição do casamento de menores de 16 anos pode ser vista como um avanço significativo. O Brasil, sendo um dos países com altos índices de casamento infantil, enfrenta desafios relacionados à educação e ao desenvolvimento socioeconômico de meninas casadas precocemente. A nova legislação pode contribuir para a redução desses casamentos, incentivando a continuidade dos estudos e a participação mais ativa das jovens na sociedade.


Apesar dos avanços, a Lei 13.811/2019 apresenta desafios e possíveis lacunas. Um deles é a questão da Emancipação por vontade dos pais ou por sentença do juiz, que ainda é permitida a partir dos 16 anos. Essa possibilidade pode criar situações onde a proteção integral do menor pode ser relativizada, especialmente em contextos de vulnerabilidade social e econômica.


A Emancipação de menores, sob a nova legislação, deve ser vista como um instrumento de proteção e não como uma forma de antecipar responsabilidades adultas. É fundamental que a sociedade e o sistema jurídico brasileiro continuem a refletir sobre as melhores formas de garantir que a Emancipação sirva aos interesses dos menores, promovendo seu desenvolvimento integral e protegendo-os de práticas prejudiciais.

A Lei 13.811/2019 representa um passo importante na proteção dos direitos dos menores no Brasil. Ao proibir o casamento de menores de 16 anos, a legislação reforça o compromisso do país com a proteção integral da criança e do adolescente. No entanto, é crucial que continuemos a discutir e aprimorar as leis relacionadas à Emancipação de menores, garantindo que elas atendam efetivamente às necessidades e aos direitos dessa parcela vulnerável da população. A Emancipação não deve ser um atalho para a adultização precoce, mas um mecanismo de proteção e empoderamento dos jovens, alinhado com o seu melhor interesse.


Palavras-chave: Emancipação de Menores Análise Lei 13.811/2019 Alteração CC

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/emancipacao-de-menores-analise-da-lei-138112019

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid