Dilma: Lei de Cotas contribui para saldar dívida do Brasil com jovens pobres

Para a presidente, a lei que garante 50% das vagas nas universidades federais para estudantes de escolas pública, negros e índios irá saldar a dívida história do Brasil com os jovens

Fonte: Jornal do Brasil

Comentários: (3)




A presidente Dilma Rousseff disse hoje (15) que o decreto que determina a reserva de metade das vagas de universidades e institutos federais para alunos de escolas públicas, negros e índios contribui para saldar uma dívida histórica do Brasil com os jovens pobres. A regulamentação da chamada Lei de Cotas está publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União.


“Nosso objetivo, com essa lei, é ampliar o acesso às nossas universidades e aos nossos institutos federais para os jovens das escolas públicas, para os negros e para os índios. Essas universidades e os institutos estão entre os melhores do país e, muitas vezes, as pessoas vindas das escolas públicas têm dificuldade de ter acesso à universidade pública”, explicou Dilma.


No programa semanal Café com a Presidenta, ela destacou que as universidades e os institutos federais terão quatro anos para implantar a Lei de Cotas de forma integral, mas que os processos seletivos para matrículas em 2013 já precisam oferecer uma reserva de vagas de 12,5%. “É bom ressaltar que a lei vale para todos os cursos – inclusive, aos mais procurados, como medicina e engenharia, por exemplo”, disse.


Dilma lembrou que o Programa Universidade para Todos (ProUni) é outra possibilidade de acesso às universidades federais, pois oferece bolsas de estudo parciais e integrais a pessoas de baixa renda. Segundo ela, 1,1 milhão de estudantes no país já foram beneficiados pelo programa, que exige um bom desempenho do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Quem não for aprovado no ProUni, de acordo com a presidente, pode recorrer ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que financia as mensalidades de faculdades particulares. Atualmente, 570 mil estudantes fazem cursos universitários em todo o país com o apoio do Fies, que também exige boas notas no Enem. “Quero dar um conselho para os quase 6 milhões de jovens que vão fazer as provas do Enem agora em novembro: que vocês peguem firme e estudem bastante, porque o Enem pode mudar a vida de vocês”.

Palavras-chave: Lei de cotas; Dívida; Negros; Índios; Universidades federais

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/dilma-lei-de-cotas-contribui-para-saldar-divida-do-brasil-com-jovens-pobres

3 Comentários

Vanessa sua profissão15/10/2012 22:28 Responder

Daqui a pouco se iniciará o movimento racial dos brancos contra a discriminação. Esse é o Brasil um país de todos. Sempre cobrindo o sol com a peneira. Caros colegas, não matriculem seus filhos brancos nas escolas particulares, somente os negros e índios tem esse direito. Sou terminantemente contra a qualquer tipo de preconceito, seja por raça, opção sexual, religião e etc. As cotas deveria ser não pela cor, mas, sim pela classe social e a miserabilidade do povo.

gilberto sua profissão16/10/2012 10:42 Responder

É a real e verdadeira instituição do racismo, fomentada e regularizada por este governo fascista que aí está. Petralhas!!!

wilma advogada20/10/2012 13:57 Responder

Não é por aí que o Governo vai resgatar essa dívida, para com os jovens pobres.! Sabemos que o Governo é obrigado, por força de preceito constitucional a manter suas crianças, a partir de 6 anos de idade em escolas públicas, ..Todavia tambem sabemos que em vários Estados da Federação, com raríssimas exceções, muitas crianças, no período de matrícula nessas Escolas, não encontram vagas, e seus pais, aqueles que nem conhecem esse direito, essa obrigação do Estado, deixam passar, não recorrem à Justiça para fazer valer o direito dessas crianças. Isso acontece principalmente na classe mais pobre do Interior ,do nosso Norte e nordeste naquelas regiões esquecidas pelo Governo,Até mesmo em Comarcas do Interior do Rio de Janeiro, já vimos esse descaso do Governo. Tambem os pais tem obrigação de providenciar a matrícula de seus filhos, sob pena de punição.Pergunta-se, quem deveria fiscalizar essa omissão em ocorrendo? Lógico que é o Governo!Assim ,tambem sabemos que a insuficiencia de ESCOLAS PÚBLICAS, é tambem que ocasiona esse cáos no ensino. Daí não acreditarmos que tal lei vá fazer o milagre de colocar à disposição dessas crianças, escolas suficientes. Pensar em Faculdades antes de propiciar aos alunos a escolaridade do ensino básico- fundamental,do primeiro e segundo grau.é irracional!. Antes deve sim,sob pena de falencia dessa LEI ,CONSTRUIR ESCOLAS PÚBLICAS E COM PROFESSORES QUALIFICADOS, COM SALÁRIOS CONDÍGNOS AO SEU HONROSO MISTER.

Conheça os produtos da Jurid