Dilma cria sistema que reúne dados nacionais de registro civil

Cadastro irá facilitar a troca de informações entre cartórios de registro civil

Fonte: G1

Comentários: (1)




A presidente Dilma Rousseff editou decreto que cria o Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc), banco de dados que irá captar, processar, arquivar e disponibilizar informações sobre registros de nascimentos, casamentos e óbitos. O decreto presidencial foi publicado na edição desta sexta-feira (27) do "Diário Oficial da União". Clique aqui e leia a íntegra no Jurid+.


Segundo o decreto, o novo sistema, que terá base de dados própria, facilitará a troca de informações entre os cartórios de registro civil do país e possibilitará o envio de informações a outros órgãos públicos.


Os titulares dos cartórios de registro civil, de acordo com o decreto, terão de atualizar os dados de nascimento, casamento, óbito e natimorto, no máximo, até o dia 10 do mês seguinte aos registros. A nova lei sugere, no entanto, que as atualizações ao novo sistema ocorra diariamente. Os cartórios terão a obrigação de comunicar ao Sirc até mesmo se não ocorrerem registros civis.


Comitê gestor


O texto editado pela Presidência da República também prevê a criação de um comitê gestor para acompanhar as atividades do Sirc e estabelecer procedimentos em relação a implementação, operação e controle do sistema.

Palavras-chave: decreto legislação dados nacionais de registro civil

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/dilma-cria-sistema-que-reune-dados-nacionais-de-registro-civil

1 Comentários

Vagner Auxiliar T?cnico de Educa??o27/06/2014 20:17 Responder

É o andar certeiro da carruagem tecnológica do \\\"Grande Irmão\\\"de Orwell!O controle completo e unificado de todos os nossos dados!!!

Conheça os produtos da Jurid