Desmatamento na Amazônia e contrabando serão temas de audiências

Fonte: Agência Senado

Comentários: (0)




A devastação da floresta amazônica e o contrabando na fronteira do Brasil com o Paraguai serão temas de audiências públicas da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Requerimentos nesse sentido, apresentados pelo senador Jefferson Péres (PDT-AM), foram aprovados nesta quinta-feira (2) pela comissão, que também acolheu três mensagens presidenciais de indicações de novos embaixadores.

Para discutir o desmatamento na Amazônia, serão convidados o presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marcus Barros, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Ambos deverão comentar o grande avanço registrado no ano passado na destruição da floresta.

- Temos à frente do Ministério do Meio Ambiente uma colega da maior respeitabilidade e altamente comprometida com a causa ambiental e, mesmo assim, em 2004 ocorreu o segundo maior desmatamento da história. Precisamos saber por que não se consegue deter a destruição da floresta - justificou Jefferson.

O aumento do contrabando na fronteira será debatido, em datas diferentes, por três ministros a serem convidados: Márcio Thomaz Bastos, da Justiça; Antonio Palocci, da Fazenda; e Celso Amorim, das Relações Exteriores. Jefferson disse ter decidido apresentar o requerimento para a realização dos debates depois de assistir a reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, que mostrou a conivência de policiais paraguaios com o contrabando - com enorme prejuízo, segundo o senador, para a indústria brasileira.

O senador Hélio Costa (PMDB-MG) apoiou a realização das audiências e lembrou que também drogas como a cocaína entram ilegalmente no Brasil, uma vez que o país não possui centros de refino em seu território. Eduardo Azeredo (PSDB-MG), por sua vez, pediu que o tema seja discutido durante reunião da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul a ser realizada em Assunção, neste mês. Roberto Saturnino (PT-RJ) também apoiou a iniciativa, mas pediu a realização de audiências separadas com cada ministro.

Embaixadores

Durante a reunião, presidida pelo senador Cristovam Buarque (PT-DF), foram acolhidas também as indicações de três novos embaixadores. Segundo as mensagens presidenciais analisadas pela comissão, o atual embaixador na Ucrânia, Renato Luiz Rodrigues Marques, acumulará as funções junto à República Quirguiz; Appio Cláudio Muniz Acquarone Filho representará o Brasil junto à Tanzânia; e Luiz Fernando Gouvêa de Athayde será embaixador em Trinidad e Tobago.

O relator da indicação de Marques foi o senador João Batista Motta (PMDB-ES). Roberto Saturnino (PT-RJ) apresentou voto favorável ao nome de Acquarone, que vai reabrir a embaixada brasileira em Dar Es Salaam, fechada desde 1991 por motivo de corte orçamentário. A mensagem de indicação de Athayde, por sua vez, foi analisada pelo senador José Agripino (PFL-RN).

Em sua exposição inicial, Acquarone anunciou a intenção de celebrar um acordo de cooperação técnica com a Tanzânia, destinado especialmente a áreas como a saúde e a agricultura. Na sua opinião, os africanos têm muita esperança, atualmente, de que o Brasil possa representar uma "alternativa para a África", em termos políticos e econômicos.

Athayde, por sua vez, lembrou o grande potencial econômico do relacionamento com Trinidad e Tobago - arquipélago do Caribe com renda per capita anual de US$ 9400 e que pretende ingressar no clube dos países desenvolvidos até 2020, sob o impulso, especialmente, da exploração de suas grandes reservas de petróleo e de gás natural.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/desmatamento-na-amazonia-e-contrabando-serao-temas-de-audiencias

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid