Defesa de Dantas tentará afastar o juiz do processo

A defesa do banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, já preparou sua estratégia para atrasar e complicar o processo contra seu cliente, que é acusado de comandar um esquema corrupto envolvido em diversos crimes.

Fonte: Veja Online

Comentários: (3)




A defesa do banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, já preparou sua estratégia para atrasar e complicar o processo contra seu cliente, que é acusado de comandar um esquema corrupto envolvido em diversos crimes. Na terça-feira, os advogados de Dantas decidiram pedir o afastamento do juiz federal Fausto Martin De Sanctis. Foi ele o responsável pela aprovação dos pedidos de prisão dos investigados pela Operação Satiagraha da Polícia Federal.

Na preparação para o depoimento de Dantas, marcado para esta quarta, o advogado Nélio Machado e seus auxiliares prepararam uma argüição de suspeição - instrumento jurídico que visa colocar em dúvida a legitimidade do trabalho do magistrado. Conforme a defesa do banqueiro, Sanctis prejulgou o acusado e, por isso, não poderá tratar do caso com a isenção necessária. Pela lei, o próprio juiz faz a avaliação da argüição. Se concordar, deve se afastar.

Se o juiz rejeitar o pedido de afastamento, o caso passa a ser avaliado pelo tribunal. É nessa ocasião que a defesa de Dantas pretende criticar a atuação de Sanctis. Para os advogados, o juiz concordou com procedimentos irregulares na investigação da PF. A principal crítica é contra o uso extra-oficial de agentes da Abin para obtenção das provas. A defesa ataca também as declarações de Sanctis lamentando os dois "habeas corpus" concedidos a Dantas.

Na semana passada, no primeiro depoimento de Dantas, o banqueiro silenciou diante de todas as perguntas - seu advogado disse que não tinha conseguido ler o inquérito, de cerca de 7.000 páginas. Na ocasião, Nélio Machado prometeu que Dantas falaria nesta semana. Na terça, porém, os advogados voltaram a sugerir que o banqueiro fique calado, alegando que ainda hão houve tempo suficiente para estudar todas as acusações que pesam contra Dantas.

Os advogados do dono do Opportunity planejam ainda questionar a legalidade das provas recolhidas pela PF. Nesse aspecto, o principal argumento a ser usado por Dantas seria o envolvimento da Abin no caso. Machado pretende sustentar que o delegado que comandava as investigações, Protógenes Queiroz, tem bom relacionamento com o diretor da Abin, Paulo Lacerda, e aproveitou essa proximidade para dar à agência um papel que ela não deveria cumprir.

Palavras-chave: Dantas

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/defesa-de-dantas-tentara-afastar-o-juiz-do-processo

3 Comentários

Taboca essec17/07/2008 5:15 Responder

O pior que pode ‘pegar’ essa evasiva da defesa do (banqueiro) ‘TRANBIQUEIRO’ corrupto! Tudo na forma ‘...do devido processo legal!....’ e outras ‘paranóias’ mais...

WALTAMIR LEOCADIO DA SILVA Advogado17/07/2008 11:42 Responder

Será que o n. advogado do Sr. Dantas quer, também, o afastamento do i. Ministro e DD. Presidente do C. STF?

Silvana Duarte Advogada17/07/2008 16:29 Responder

Inadmissível que advogados façam aqui comentários em desfavor da atuação do colega Machado no caso Dantas! Isso não se concebe! Talvez porque não entendam sua própria posição como defensores de um processo justo e legal para o cliente.. e isso inclui qualquer pessoa! O colega Machado está correto em atuar em defesa de Dantas com a amplitude permitida por lei. Até porque, o cliente dele sofre constrangimento advindo de questões pessoais do juiz com a nossa Corte Suprema. Ele que resolva seus problemas pessoais e não utilize de suas prerrogativas legais para atingir terceiros através de acusados em processos por ele julgados!

Conheça os produtos da Jurid