Da Nova Lei que Prevê o Retorno de Gestantes ao Trabalho Presencial - Lei 14.311/22

Por Marcelo Válio.

Fonte: Marcelo Válio

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

O projeto de lei que muda as regras para o afastamento da empregada gestante, inclusive a doméstica, das atividades laborais foi sancionado com veto pelo Presidente da República.


A nova lei 14.311/22 indicada o retorno das gestantes ao trabalho presencial durante a pandemia, após conclusão do esquema vacinal contra a covid-19.

 

Dispõe a nova lei a respeito das hipóteses de retorno imediato ao regime presencial para mulheres grávidas, nos seguintes casos:


A) encerramento do estado de emergência;


B) após a vacinação (a partir do dia em que o Ministério da Saúde considerar completa a imunização);


C) se ela se recusar a se vacinar contra o novo coronavírus, com assinatura de termo de responsabilidade e de livre consentimento para o exercício do trabalho presencial.


D) se houver aborto espontâneo com recebimento do salário-maternidade nas duas semanas de afastamento garantidas pela CLT.


Importante ressaltar que, o afastamento do trabalho presencial só deve ser mantido para a mulher que ainda não tenha completado o ciclo vacinal, ou esteja vacinada, tenha comorbidades e a opinião de seu médico é no sentido de impossibilidade de retorno. Nesses casos, terá a gestante que laborar por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância, sem prejuízo de sua remuneração.


*Marcelo Válio, é professor pós doutor. Graduado em 2001 PUC/SP, Marcelo Válio é especialista em direito constitucional pela ESDC, especialista em direito público pela EPD/SP, mestre em direito do trabalho pela PUC/SP, doutor em filosofia do direito pela UBA (Argentina), doutor em direito pela FADISP, pós doutor em direito pelo Universidade de Messina (Itália) e pós doutorando em direito pela Universidade de Salamanca (Espanha), e é referência nacional na área do direito dos vulneráveis (pessoas com deficiência, autistas, síndrome de down, doenças raras, burnout, idosos e doentes).

Palavras-chave: Nova Lei Retorno Gestantes Imunizadas Covid-19 Trabalho Presencial CLT

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/da-nova-lei-que-preve-o-retorno-de-gestantes-ao-trabalho-presencial-lei-1431122

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid