Criador de gado que desmatou mata ciliar prestará serviços comunitários

Acusado foi condenado a pena de um ano de reclusão, por desmatar floresta de preservação permanente dentro de sua chácara

Fonte: STF

Comentários: (0)




A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça negou recurso interposto pelo criador de gado Darci de Fante e o condenou à pena de um ano de reclusão, por desmatar floresta de preservação permanente dentro de sua chácara. A sanção imposta na Comarca de Chapecó foi substituída por prestação de serviços à comunidade.


Em 8 de outubro de 2006, na Linha Pedro e Paulo, naquela comarca, uma guarnição da Polícia Ambiental, ao realizar uma vistoria às propriedades locais, verificou danificação da mata ciliar sem autorização dos órgãos ambientais, a uma distância menor que 30 metros no terreno pertencente ao acusado.


Em seguida, os agentes constataram que ele havia solicitado à Prefeitura Municipal uma máquina esteira, com o intuito de abrir uma estrada para a passagem de bovinos.


Em sua apelação para o TJ, Darci postulou, preliminarmente, o reconhecimento de nulidade, por não lhe oferecerem o benefício da suspensão condicional do processo. Alternativamente, pleiteou a extinção da punibilidade, já que voluntariamente reparou o dano ambiental.


O relator da matéria, desembargador Irineu João da Silva, explicou que para se obter a suspensão processual é necessário que o réu não tenha antecedentes criminais. Como este, na época do delito, respondia a uma ação penal, não foi possível a aplicação desse benefício. 

Palavras-chave: Desmatamento Acusado Pena Floresta Preservação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/criador-de-gado-que-desmatou-mata-ciliar-prestara-servicos-comunitarios

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid