Comissão aprova proibição de discriminação de pessoas com deficiência em seguros de vida e outros

Proposta já foi aprovada no Senado e ainda depende de análise pelo Plenário da Câmara

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4007/19, que estende para os seguros de pessoas a proteção já concedida pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência aos planos e seguros privados de saúde. Já aprovada no Senado, a proposta segue agora para o Plenário da Câmara.


Pela lei atual, as operadoras de planos e seguros privados de saúde são obrigadas a garantir à pessoa com deficiência, no mínimo, todos os serviços e produtos ofertados aos demais clientes. O projeto acrescenta que essa regra vale para "todas as espécies de seguros de pessoas, inclusive de seguros de vida".


A atual lei também proíbe todas as formas de discriminação contra a pessoa com deficiência, inclusive por meio de cobrança de valores diferenciados por planos e seguros privados de saúde, em razão de sua condição.


O projeto acrescenta: "São vedadas todas as formas de discriminação contra a pessoa com deficiência, devendo ser adotados os critérios e procedimentos atuariais pré-estabelecidos pela seguradora para precificação dos planos de

seguro ofertados".


A eventual infração poderá resultar em pena de reclusão de um a três anos e multa.


Palavras-chave: Aprovação Proibição Discriminação Pessoas com Deficiência Seguro de Vida

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/comissao-aprova-proibicao-de-discriminacao-de-pessoas-com-deficiencia-em-seguros-de-vida-e-outros

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid