CCJ aprova PEC que cria carreira de estado para médicos com salário de R$ 15 mil

Segundo o deputado, ao criar um piso salarial para os médicos, a PEC dá o primeiro passo para que também outros profissionais brasileiros sejam devidamente remunerados.

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (2)




A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 454/09, que cria a carreira de médico nos serviços públicos federal, estadual e municipal e estabelece a remuneração inicial da categoria em R$ 15.187,00, semelhante à de juízes e promotores.


O objetivo da proposta, de autoria dos deputados do DEM Eleuses Paiva (SP) e Ronaldo Caiado (GO), é criar uma carreira de estado para os médicos. O relator, deputado Mendonça Prado (DEM-SE), apresentou parecer favorável à proposta. Ele rebateu o argumento do voto em separado do deputado Luiz Couto (PT-PB) segundo o qual o texto interfere em pressupostos constitucionais ligados à competência legislativa de estados e municípios.


De acordo com a PEC, a ascensão funcional do médico de estado será realizada alternadamente pelos critérios de merecimento e antiguidade, considerando o aperfeiçoamento profissional, conforme normas estabelecidas pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Federal de Medicina.


“Para se atingir níveis melhores na saúde do País, é preciso que o Estado apresente políticas consistentes para a reformulação das estruturas físicas e para a organização de um plano de carreira, cargos e salários que esteja à altura da grandeza da ação dos profissionais de Medicina”, argumentou o relator.


Para ele, ao criar um piso salarial para os médicos, a PEC dá o primeiro passo para que também outros profissionais brasileiros sejam devidamente remunerados.


Tramitação


A proposta será examinada por uma comissão especial e, depois, votada em dois turnos pelo Plenário, sujeita à aprovação de no mínimo 3/5 dos 513 deputados.


Saiba mais sobre a tramitação de PECs.

 

Palavras-chave: PEC; Médico; Carreira; Salário; Competência

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ccj-aprova-pec-que-cria-carreira-de-estado-para-medicos-com-salario-de-r-15-mil

2 Comentários

pedro aposentado21/10/2011 20:35 Responder

Estava na hora do legislativo regulamentar e valorizar a profissão de médico. Piso de 15 mil ainda é pouco pensando na qtidade de estudo que tais progissionais fizem durante o tempo de estudantes nas faculdades, as vezes virando a noite lendo e lendo, pesquisando, ..............

wilma advogada22/10/2011 20:03 Responder

aGORA ESTAMOS vendo um trabalho digno de bons políticos, com esse projeto, sos deputados PAIVA E CAIADO meus parabens. Conquanto seja mister daquela classe de políticos, a verdade é que ultimamente não vemos um trabalho que efetivamente interesse ao social do país.,Os seus colegas deveriam imitá-los, com essas providencias efetivamente positivas e justas. Essa classe médica de ha muito aguarda que o país lhe faça justiça, considerando que cabe a ela o honroso mister de cuidar da saúde, inclusive nas investigações científicas, no sentido de descobrir novos e eficientes meios de minorar o sofrimento dos portadores de doenças graves, e até meios de curá-los. .SÓ esperamos que os seus pares, no Congresso sintam a magnitude desse projeto e votem a favor, com a brevidade que a providencia carece.

Conheça os produtos da Jurid