Cartório não pode exigir certidão negativa para registrar compra de imóvel

Mesmo não existindo previsão em lei, ainda é comum a cobrança desse documento por tabeliões.

Fonte: Thalita Ferreira

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Janeiro, 2023 -- Os cartórios não podem exigir certidão de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional para registrar a escritura de compra e venda de imóveis. A decisão liminar é do juiz Rafael Imbrunito Flores, da 2ª Vara de Monte Mor (SP), ao determinar o registro de uma transação sem a necessidade de o vendedor apresentar esse documento.


“A Administração Púbica dispõe de meios legais para a cobrança de seus débitos fiscais, e não deve ser admitida a utilização de coação indireta para a arrecadação tributária, sob pena de violação ao princípio do devido processo legal”, explicou na decisão.


No caso, o cartório do município se recusou a registrar a escritura de compra e venda, porque o vendedor não apresentou a certidão de regularidade fiscal. Inconformado com a exigência, o vendedor ingressou com ação pedindo que fosse reconhecido o direito ao registro, sem a necessidade do documento. O que foi aceito pelo juiz.


“Essa cobrança da certidão negativa de débitos federais é sabidamente ilegal, mas muitos cartórios ainda insistem nessa prática. E muita gente, sem saber disso, acaba não contestando”, salienta Thalita Ferreira, integrante da área tributária do GBA Advogados Associados, que atuou na causa.


Processo 1000118-07.2023.8.26.0372


Sobre o GBA Advogados Associados - Formado por profissionais com alto conhecimento e experiência no Direito Público e Privado, o Granito, Boneli e Andery -- GBA Advogados Associados foi fundado há mais de 40 anos, em Campinas (SP), e, após processo de fusão, em 2017, teve sua equipe completamente estruturada e solidificada. Com foco em Direito Empresarial, oferece suporte e assessoria jurídica a empresas e fundamenta-se em três pilares para a entrega com excelência: equipe com vasto conhecimento multidisciplinar com visões empresariais e econômicas abrangentes; atendimento personalizado; além de serviços completos, aprofundados e projetados de acordo com a necessidade específica de cada empresa, em vários campos de expertise. São eles: Crise Financeira e Recuperação Empresarial, Recuperação Judicial e Falência, Direito Tributário, Contratos Empresariais e Civis, Planejamento Patrimonial e Sucessório, Planejamento Societário, Direito Médico, Direito Imobiliário, Relações de Consumo e Direito Trabalhista. O GBA Advogados Associados é certificado pela ISO 9001 e foi reconhecido pelo anuário Análise Advocacia como um dos escritórios mais admirados do país. Além da sede em Campinas, conta com filiais em Cuiabá (MT) e São Luís (MA).

Palavras-chave: Cartório Exigência Certidão Negativa Registro Compra Imóvel

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cartorio-nao-pode-exigir-certidao-negativa-para-registrar-compra-de-imovel

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid