Cartas ao presidente

Tentativa de agilizar o Judiciário.

Fonte: Notícias do Superior Tribunal de Justiça

Comentários: (0)




"Prezado Presidente.

Gostaria de parabenizá-lo pela intensa tentativa de agilizar o Judiciário, ampliando o horário de atendimento, bem como realizando mutirões para acelerar julgamentos.

Eu, esta semana, tive uma grata surpresa, pois tenho um processo que tramita há 5 (cinco) anos na Justiça Federal, e em 2004 foi aviado agravo de instrumento ao STJ.

Sinceramente pensei que meu processo ainda ficaria mais uns 02 (dois) anos aguardando julgamento e retorno à origem, mas pelo contrário, em 01 (um) mês meu processo foi julgado.

No processo em questão eu era parte, mas como advogado militante, nunca havia visto tamanha celeridade processual em nenhum dos níveis do Judiciário.

Sendo assim, quero externar minha gratidão aos Ministros do STJ, que fizeram cumprir a Constituição da República, que prega uma justiça célere, isenta e proba.

Meus sinceros parabéns.

Atenciosamente,

Henrique Borges Rodrigues
OAB/MG 76.316."

"Prezado dr. Henrique.

As medidas que estou tomando são, exatamente, para responder às reivindicações como as suas, que são, de resto, as de toda a sociedade. Fico feliz em saber, pelo testemunho de sua carta, que estão atingindo os objetivos pretendidos. Cordialmente, ECV".

"Ministro Edson Vidigal,

Senhor Presidente,

Tenho sido um crítico do Poder Judiciário, a quem atribuo parcela de responsabilidade pela lentidão e morosidade no andamento dos processos, independentemente do excesso de recursos previstos em nossas leis e da falta de funcionários capacitados, ou, quiçá, pela existência de poucos incapacitados.

Todavia, quando V. Exa., em início de mandato, resolve ampliar o horário de funcionamento dessa E. Corte, que passou a presidir, venho cumprimentá-lo efusivamente, por essa sábia e justa medida. Agora, é de se esperar que tão louvável exemplo seja seguido pelos demais Tribunais, que deveriam estendê-lo, inclusive e principalmente, às Varas de primeira instância, cujos horários de funcionamento acabaram, isto sim, sendo reduzidos.

Sem mais, aproveito o ensejo para apresentar a V. Exa. meus protestos de alta de estima e distinta consideração.

Atenciosamente,

Romeu Agostinho Laerte Prisco
OAB/SP 12.313"

"Prezado dr. Romeu.

Sua carta e suas opiniões, como crítico que diz ser, das mazelas que afetam nossa Justiça, me enchem de contentamento. É mais um incentivo para prosseguir adotando medidas como as que já adotei em menos de um mês do meu mandato. Também espero que os exemplos do STJ sejam seguidos por outros setores não só do Judiciário, como também do Executivo. Cordialmente, ECV".

"Ministro Edson Vidigal.

Como maranhense que se encontra radicado no sul do país, sempre acompanhei a
trajetória digna de todos os elogios do Ministro.

Inclusive, assisti, pela TV, a sua posse, cujo discurso de forma pragmática, representou, tenho certeza, a maioria dos advogados, face ao inoportuno ataque ao Presidente Lula pelo presidente da OAB. Destas paragens, auguro ao Ministro e sua família, muita saúde, paz e harmonia. Parabéns pela brilhante idéia da criação da "Cidade do Judiciário" no Estado do Maranhão!

Augusto Conde - Av. Atlântica, 1.900/1102 - B.Camboriú (SC) - 88.330-000

"Meu caro Augusto.

Agradeço o incentivo de sua carta. Quanto à criação das "Cidades do Judiciário", é uma empreitada que pretendo levar à frente, com o apoio das pessoas de bem deste grande país, como você. Grato pelos votos dirigidos a mim. Cordialmente.ECV".

"Ministro Vidigal.

Ao tempo em que nos congratulamos com a sua brilhante iniciativa de inaugurar estúdio de rádio para permitir contato com emissoras do país, informamos que estamos abertos e ficaremos agradecidos em receber entrevistas geradas a partir deste estúdio.

Com os cumprimentos

Ronaldo Tiradentes
Diretor de Jornalismo
Rádio CBN Manaus"

"Meu caro Ronaldo.

Falar com a Amazônia através de seu prestigiado programa foi realmente de grande importância para divulgar as ações que estamos tomando para agilizar a justiça brasileira. Desde já agradeço o espaço que você me oferece, prometendo utilizá-lo sempre que um assunto de destaque assim requerer. Um abraço, ECV".

"Ministro Edson Vidigal.

Congratulamo-nos com Vossa Excelência pela excelente, necessária e moralizadora medida estabelecendo prazo para devolução dos processos com pedido de vista, pondo fim aos grandes prejuízos ocasionados pela câmara nos julgamentos.

Atenciosamente.

Lauro Elorza
Presidente - Associação e Sindicato dos Aposentados Patronais Autônomos e Profissionais Liberais do Estado de São Paulo.

"Meu caro presidente Lauro Elorza,

Agradeço sua carta e as palavras de incentivo. Medidas como esta, que venham ao encontro dos anseios da sociedade em ver uma Justiça mais ágil ser implantada no Brasil, certamente, precisam ser adotadas. E este é o meu grande propósito. Cordialmente, ECV".

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cartas-ao-presidente-2004-05-14

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid