Expulsão de repórter do "NYT" foi "tiro no pé", diz "Financial Times"

A afirmação foi publicada hoje pelo jornal britânico "Financial Times".

Fonte: da Folha Online

Comentários: (0)




A atitude do presidente Lula de cancelar o visto do jornalista Larry Rohter, correspondente no país do jornal americano "The New York Times", foi um "estrondoso tiro no pé". A afirmação foi publicada hoje pelo jornal britânico "Financial Times".

"Ele não poderia ter dado um tiro no próprio pé de maneira mais estrondosa", afirma o jornal britânico. Autor da reportagem publicada no último domingo no "NYT" sobre o hábito de beber do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Rohter teve seu visto de permanência no Brasil cancelado no dia 10.

"O que havia começado na semana passada com um artigo de jornal de pouca importância que foi objeto de críticas praticamente no mundo inteiro, transformou-se [ontem] num incidente diplomático entre Brasília e Washington", diz o "FT". "Muitos achavam que a questão deveria ter sido encerrada (...) mas o presidente Lula decidiu endurecer a sua atitude."

O "FT" cita a manifestação contrária à atitude do presidente, tanto da parte de líderes da oposição quanto de dirigentes do PT, que "se apressaram a denunciar a expulsão como sendo uma infração à liberdade da imprensa que lembrava os dias sombrios da ditadura militar no Brasil".

O presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), disse hoje que o governo deve acatar a decisão da Justiça que concedeu salvo-conduto, assegurando a permanência de Rohter no Brasil, e "encerrar" a polêmica sobre a expulsão do correspondente do jornal "New York Times".

João Paulo defendeu no entanto uma retratação do "NYT" sobre a reportagem publicada no último domingo. Ontem, a senadores, Lula admitiu rever a decisão mediante a retratação do jornal americano.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/expulsao-de-reporter-do-nyt-foi-tiro-no-pe-diz-financial-times

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid