Cabral autoriza uso de farda na Parada Gay

Anúncio foi feito durante o lançamento da Campanha Rio Sem Homofobia

Fonte: G1

Comentários: (4)




O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, autorizou policiais e bombeiros a participarem uniformizados da Parada do Orgulho Gay. Ele disse que vai autorizá-los, inclusive, a usarem as viaturas. O anúncio foi feito durante o lançamento da Campanha Rio Sem Homofobia, nesta segunda-feira (16). As informações são do site do governo do estado.


A campanha será veiculada nas rádios, televisões, cartazes, outdoors, busdoor, mobiliário urbano, folhetos, além de um site e itens promocionais, como camisetas, barracas de praia e blocos. A campanha estará nas ruas a partir de terça-feira (17), data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Homofobia. O tema ganhou uma data comemorativa desde 1993, e este ano terá a adesão de 102 países, entre eles o Brasil, que vai marcar a luta do movimento GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transexuais).


O governador acredita que, assim como fizeram os membros do Supremo Tribunal Federal, aprovando a união civil de pessoas do mesmo sexo, o Senado vai aprovar o projeto de lei 122/2006 que criminaliza a homofobia. Cabral também listou uma série de medidas que o governo tomou, nos últimos anos, para diminuir a discriminação que esse segmento da população sofre.


Além do governador, participaram da cerimônia o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, a senadora Marta Suplicy, que representa a frente parlamentar LGBT no Congresso Nacional, o secretário-chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, e o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves.


Segundo o coordenador do Programa Rio sem Homofobia e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da população LGBT, Cláudio Nascimento, a luta, agora, é fazer com que o Congresso Nacional aprove a lei que considera crime qualquer ato contra homossexuais.


"Um passo importantíssimo que nós demos foi a aprovação, no Supremo Tribunal Federal, da legalização da união civil de pessoas do mesmo sexo. Uma vitória que foi conseguida por meio de uma ação do governo do estado. Isso dá orgulho ao Rio de Janeiro, que sempre foi vanguarda na história das transformações sociais do país (...) É preciso ter uma legislação que torne crime a prática da homofobia", disse ele.


Cláudio Nascimento informou também que, na terça-feira, sairão caravanas de 27 estados para pressionar o Congresso Nacional a votar o projeto de lei 122/2006, que criminaliza a prática de homofobia.

Palavras-chave: STF; Decisão; Homofobia; Criminalização; Campanha

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cabral-autoriza-uso-de-farda-na-parada-gay

4 Comentários

Francisco Araújo Advogado17/05/2011 1:59 Responder

Será um bonito espetáculo!!! O governador e seguranças vestidos de rosas, saltitando em apoio aos viados!! GOVERNADOR!!!!

COERENTE Professor17/05/2011 11:01 Responder

Aí já é demais... Teremos que custear as despesas com combustíveis das viaturas para que policiais homossexuais se exponham durante a parada gay! Que país é esse? Não tenho nada contra os gays. Já até convivi com pessoas com essa opção, amáveis, respeitadoras e dignas de todo o meu respeito e consideração. Agora, passar a tratar com diferenciação as pessoas, isso já é demais. Também vou querer que criminalizem a conduta de me chamar de crente alienado. Evangélico alienado! Acho que os católicos também deveriam fazer o mesmo! E os espíritas e macumbeiros, que também sempre foram discriminados?

Jorge Gonçalves Assistente Jurídico17/05/2011 21:06 Responder

Parece que o Governador sabendo que já perdeu a categoria dos Policiais e Bombeiros Militares como eleitores, está apelando para outro grupo, mas para quem pretende concorrer a Presidência da República, ele deveria em primeiro lugar cuidar de seus policiais e bombeiros, proporcionando melhores condições de trabalho, e uma remuneração digna da profissão que exercem. Acorda Sergio Cabral, pois até o Garotinho está se aproveitando desta situação !!

WILMA SOUTO MAIOR PINTO advogada19/05/2011 14:04 Responder

É lamentável que nosso Estado do Rio de Janeiro tenha como governador uma pessoa tão destituida de um mínimo de bom senso. Será que ele não tem em seu meio alguem que lhe faça ver que- quem realmente está discriminando a classe dos homossexuais é ELE mesmo, com todos esses aparatos,como lutando tal qual um Don Quixote, contra inimigos inexistentes. Se essa classe quer FAZER PASSEATAS, Tem toda liberdade para isso, querem se divertir, tudo bem, agora lideradas pelo Governador Cabral aí não!, tão somente porque o faz com o dinheiro dos cofres públicos, em última análise- NOSSO- DO POVO..; Outro ato tresloucado do Governador é o de acusar a população do Estado de prática de Homofobia, a ponto de promover movimento contra isso. Absurdo! isso não existe em nosso Estado, felizmente. Tudo fruto de sua imaginação doentia., somado ao fato de não se ater ao mister, para o qual foi eleito- GOVERNAR UM ESTADO ;Por exemplo tomar iniciativas que reclamam, URGENCIA, como cobrar e colaborar com os Prefeitos da Região Serrana, bem como do Governo Federal, (considerando dinheiro há, nos cofres públicos, de doaçõesas) medidas para aliviar o sofrimento de pessoas que foram vítimas da Tragédia do Temporal, aquelas que perderam tudo, alem de membros familiares. Estão algumas vivendo em abrigos improvisados ,cedidos temporariamente por particulares, como os que estão no Bairro de Meudon,em Teresópolis, num galpão de uma Empresa Comari. Em condições subhumana.,dormindo no chão, em colchonetes em total promiscuidade, sem nenhuma privacidade, sem assistencia de generos essenciais ao ser humano,.para viver com dignidade. Se por acaso alguem do Governo quiser constatar o que denunciamos neste espaço é só fazer uma visitinha ?in loco?. Governador,repense! essa iniciativa tambem dá votos, e com certeza até mais, alem de mostrar que o Senhor pode ser humanista,, instigue os seus colegas políticos a cumprir com esse dever-iniciar, o mais breve possível a construção das casas populares, para esses nossos pobre irmãos, tão carentes DÊ UMA SATISFAÇÃO à OPINIÃO PÚBLICA COM TODA URGENCIA QUE A SITUAÇÃO RECLAMA. PASMEM OS CÉUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Conheça os produtos da Jurid