Britto: extinguir exame da OAB é ver vencer lobby do lucro privado

O Exame de Ordem ser extinto é o mesmo que dizer que venceu o lobby das empresas privadas de ensino superior que só buscam o lucro a qualquer preço, sem nenhuma preocupação com a qualidade do ensino jurídico.

Fonte: Conselho Federal da OAB

Comentários: (33)




"O Exame de Ordem ser extinto é o mesmo que dizer que venceu o lobby das empresas privadas de ensino superior que só buscam o lucro a qualquer preço, sem nenhuma preocupação com a qualidade do ensino jurídico". A afirmação foi feita hoje (23) pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Brito, ao comentar a possibilidade da Comissão de Constituição e Justiça do Senado votar amanhã (24) a proposta apresentada pelo senador Gilvam Chaves (PMDB-AP) de extinção do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o exercício da profissão de advogado.

Segundo Britto, o estelionato educacional existente no Brasil penaliza diretamente a classe pobre. "A classe menos favorecida no País, que sonha em crescer por meio do saber, é quem mais sai perdendo diante desse estelionato educacional". O presidente nacional da OAB lembrou que existem no país hoje mais de mil faculdades de Direito oferecendo cerca de 2,5 milhões de vagas para cursos de Direito. Desse total, segundo Britto, a metade das vagas é oferecida por apenas cinco grupos educacionais privados.

A exemplo de Cezar Britto, o presidente da OAB do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Wadih Damous também condena a possibilidade de extinção do exame de Ordem. Segundo ele, a OAB, quando institui o exame de Ordem, não está exercendo um papel fiscalizador e,sim, lutando para assegurar a boa qualidade do futuro profissional e assegurar que os interesses da sociedade sejam bem defendidos por esses profissionais. "A OAB não se limita a fiscalizar a atividade profissional, ela é muito mais do que isso. Ela é guardiã da ordem jurídica do Estado de Direito democrático e, como qualquer outra entidade, tem a obrigação e o dever de zelar pela dignidade dos seus representados. Isto é o que justifica o Exame de Ordem", concluiu Damous.

Palavras-chave: OAB

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/britto-extinguir-exame-da-oab-e-ver-vencer-lobby-do-lucro-privado

33 Comentários

Marcilene Bacharel e Economiária23/09/2008 21:45 Responder

O que o presidente da OAB nacional Cesar Britto e o Presidente da OAB/RJ, estão com medo é de perder o ganho que a OAB obtém com os valores que são cobrados pela inscrição no exame de Ordem. Td bem, o exame pode até continuar, mas então que seja oferecido gratuitamente à aqueles que pretendem exercer a profissão. Duvido que está proposta seja feita pela OAB. O que vai acontecer é que a arrecadação da OAB, que é a instituição representativa de classe que cobra a anuidade mais cara que outras representações profissionais, deixara de obter um lucro fabuloso com a extinção do exame, e consequentemente com a perda das taxas de inscrições. Diga-se de passagem tres vezes ao ano. Esse exame já deveria ter sido extinto a muito tempo. E se for o caso da CCJ aprovar que ele seja realizado durante o curso de direito dentro das instituições de ensino, eu pergunto: E os bachareis que já obtiveram seus diplomas? Deverão voltar oas bancos das faculdades? Alguém ai me responde? Só não extinguiram o exame até agora pq é lucrativo para a OAB. Até pq sem falar na falta de legitimidade da OAB para tal, o exame não prova nada. Quem não tem competencia não se estabelece.Marcar x ou se fingir de advogado por algumas horas como na 2ª fase é palhaçada. O cara tem que ser bom é todos os dias. Os senhores presidentes estão pensando é na baixa que haverá nos cofres ou nas contas da OAB. Que sociedade que nada. A OAB, deveria defender seus associados, mas ao contrário vive se metendo em tudo. Ninguém vê o CRM, o CRP, O CREA e otroas entidades reprsentativas de classes interferindo em assuntos da alçada do governo e outras mais. Mas, a OAB tem sempre o nariz em tudo , enqto os advogados do interior tem que fazer vaquinhas para poderem festejar o 11 de Agosto. Dia dedicado ao profissional. Fala sério presidente. V.S está preocupado com a baixa na rentabilidade da OAB. Que sociedade o escabau.

Cris García Administradora de empesas e Estudante de direito23/09/2008 22:43 Responder

Concordo em gênero, número e grau com a destemida franquesa de Marcilene. A questão é o exercício da profissão de advogado. A pessoa escolhe o curso, consegue a aprovação no vestibular, se submete com êxito a tudo o que a grade curicular exige, recebe o certificado de conclusão mas não pode exercer a profissão? Quem determina quem pode ou não trabalhar como advogado são os próprios advogados?! A responsabilidade pela fiscalização da qualidade do ensino é o Estado por meio do Ministério da Educação. Aqui está o erro: o lobby poderosíssimo dos advogados deram à Ordem dos Advogados uma prerrogativa constitucional de permitir o exercício da profissão somente a quem for aprovado em um concurso e entrar para o clube. Não concordo com isso de maneira alguma. Então pra quê serve Ministério da Educação?

Liz Simões Psicologa, Fisioterapeuta e Bacharel em Direito23/09/2008 23:31 Responder

Extinguir o exame da OAB é quebrar o lobby do lucro da OAB, só em SP em inscrições arrecadam cerca de 5 milhões de reais por EXAME, e são 3 ao ano. Para onde vai este dinheiro?????? Em Dr. Britto

Liz Simões Psicologa, Fisioterapeuta e Bacharel em Direito23/09/2008 23:38 Responder

E tem mais.... GOSTARIA DE VER OS PRESIDENTES DA OAB DE TODOS OS ESTADOS, realizar este INCONSTITUCIONAL EXAME e ACERTAREM TODAS AS 100 QUESTÕES. INCLUSIVE SEREM SUBMETIDOS A HUMILHAÇÃO E AO ASSÉDIO MORAL DOS SEUS EXAMINDADORES.

Carlos ALberto Nicolosi Publicitário Bacharel24/09/2008 9:42 Responder

O que se precisa frisar é que a Constituição Brasileira, não impõe a obrigação de prestar Exame da Ordem para o livre exercício da Profissão. A OAB nos moldes de sua atuação, funciona mais como um partido Político, entre tantos outros que pululam pelo nosso Brasil, interferindo em todos os assuntos, sob a ótica distorcida de proteger a segurança jurídica. O que é engraçado é que, alega proteger algo que nem ela mesma respeita, ou seja, A segurança Jurídica, pois na CFB, está explícito: " è livre o exercício da profissão". Como é que se engole essa?

Carlos Alberto Nicolosi Publicitário Bacharel24/09/2008 9:52 Responder

Continuando a comentar o projeto do Sr.Dr. Senador Magno Malta, e outros iluminados Senadores,que com certeza estão antenados com a classe de bacharéis desempregados e ou impedidos de exercer as profissão: Há que se expelir do ordenamento jurídico, essa aberração que é o exame da ordem, como condição para o exercício da advogacia. Tal exame poderia ocorrer somente para quem quisesse um ISO (Cewrtificado de Qualidade) para constar em curriculun, mas não pode e não deve continuar a existir, como empecilho para o livre exercício da profissão. O Brasil, não pode ficar a mercê de Órgão de Classe como é o caso da OAB que, que possui prerrogativa de dizer quem pode e quem não pode exercer a profissão. Onde está a democracia? Onde estão os direitos e garantias fundamentais?

Eduardo Advogado24/09/2008 9:55 Responder

Concordo com a realização do Exame da Ordem, pois, existem advogados que não sabem contar um prazo, outros que chegam no forum perguntando que horas o JUIZ faz fazer ol leilão, isso é um absurdo que envergonha a nossa classe, se é culpa das Instituições não sei, mas o Exame faz um filtro, nas centenas de bacharéis que saem todos os anos, sem a mínima capacidade de exercer sua profissão. O EXAME DA ORDEM TEM QUE CONTINUAR, QUEM REALMENTE SABE NÃO DEVE TEMER DE SE SUBMETER AO MESMO, POIS SOMENTE SERÁ APROVADO AQUELE QUE REALMENTE TEM AS MÍNIMAS CONDIÇÕES DE EXERCVER A PROFISSÃO.

Leandro Vaz da Fonseca advogado24/09/2008 10:09 Responder

"Data maxima venia", vejo desde logo que os comentários postados até aqui em favor da extinção do exame de ordem, partem de bacharéis e estudantes em direito, quiçá, surrados por inúmeras reprovações. Sou relativamente suspeito para falar em favor da manutenção da prova, afinal, já me submeti ao exame e hoje faço parte da categoria. Entretanto, assim como eu, tudo que os demais profissionais atuantes no mercado não desejam jamais, é ter de dividir espaço com meros rábulas, indivíduos que -sabe-se lá como - chegaram ao fim de um curso de Direito. Fala-se as vezes em "reserva de mercado", o que também não deixa de ser verdade, mas que ocorre para impedir que um "pedaço de asno" abra uma porta ao lado do meu escritório (e de tantos outros colegas), estabelecendo uma concorrência desleal, trazendo em não raras vezes, somente prejuízos ao cidadão leigo que os procura em busca uma orientação. Assim perdemos nós, perde muito mais a sociedade. Não estou afirmando que todos os bacharéis recém formados não tenham uma bagagem mínima de conhecimento, mas em relação aos bons, é um desprestígio total permitir que os maus lhe façam frente no mercado de trabalho. Por fim, aos que ainda se revoltam contra a minha tese, dizendo "sonharem" com o exercício da profissão, reflitam melhor... SONHAR NÃO É O BASTANTE, É PRECISO FAZER POR MERECER.

Leandro Vaz da Fonseca advogado24/09/2008 10:14 Responder

DIGO MAIS: necessário e justo também estender "exames de ordem" às demais classes profissionais... Chega de "açougueiros" operando pessoas, "peões" se dizendo engenheiros de casas de boneca e por aí vai...

Emanuelita Silva de Amorim Bacharel em direito24/09/2008 10:42 Responder

O exame de ordem é uma forma abusiva da instituição ganha dinheiro, tendo em vista o valor da inscrição. Não acredito que uma prova possa afirmar que o bacharel esta apto a exercer a profissão, tendo em vista que passamos 5 anos em uma faculdade, o que deveria ser cobrado era a melhoria do ensino dentro das instituições de ensino, e nos dois ultimos anos o estágio obrigatório. Na verdade o exame impede que muitos bacharéis entrem no mercado de trabalho, vetando de uma certa forma a Constituição Federal, quando esta fala do livre exercício da profissão. Muito inteligente o projeto de Lei do Deputado. Parabéns!

WALTAMIR LEOCADIO DA SILVA Advogado24/09/2008 10:59 Responder

Não há como extinguir o Exame de Ordem para os Bacharéis em Direito tornarem-se Advogados. Isto é necessário, sem sombra de dúvida. De outro lado, o Sistema atual de exame é Ordálico. O advogado novo precisa mostrar que aprendeu a advogar. Isto é prática. Prática (suficiente para introduzir o profissional no mercado de trabalho) ele aprendeu na Faculdade, e nos Estágios. As teorias, certamente, ele as desenvolverá no exercício da profissão. Manenham, pois, o Exame de Ordem, mas o tornem mais eficiente, e menos cabalístico!

Cláudia Batiston Advogada24/09/2008 11:34 Responder

A OAB está correta ao defender o exame, porém equivocada ao presumir que nos moldes atuais ele tem alguma serventia. Afinal, a maioria dos "concursandos" saem tanto da faculdade quanto do concurso sem base para atuar na profissão. O melhor seria reduzir o número de faculdades de Direito no país e permitir que o aluno fosse "examinado" por um período de um ano (no mínimo) após a formatura dentro de uma instituição especializada e com salário, por exemplo, Defensoria Pública, grandes escritórios de advocacia etc. Teria uma habilitação provisória e no final o responsável por ele assinaria sua aptidão ou recomendaria mais tempo de "estágio supervisionado". Conheço muitos que passaram no concurso da OAB com brilhantismo, mas na vida profissional faz cada coisa...

Pedro Paulo Antunes de Siqueira advogado24/09/2008 15:02 Responder

A OAB está certíssima. No mínimo o Exame de Ordem serve para fazer o bacharél estudar e aprender um pouco do Direito, o que não acontece nos cursos jurídicos, onde um lado finge que ensina e o outro finge que aprende, despejando no mercado, anualmente, milhares de bacharéis em Direito, que acabam inchando o número de profissionais de outros setores da economia, ex. taxistas, onde não se necessita de possuir curso superior para trabalhar

DIMAS LEMES CARNEIRO JUNIOR estudante24/09/2008 15:04 Responder

O exame de ordem nada mais é do que uma reserva de mercado atribuido pelos "dinossauros" da advogacia nacional, sempre dificultam ainda mais a prova da OAB no intuito de reservar o mercado para os grandes advogados, que na maioria das vezes fazem parte da cúpula administrativa da OAB. Se o problema esta nas instituições, que organizem uma forma de fiscaliza-las, pois o aluno não é culpado por isso. Mas estamos em um pais onde a corda so arrebenta para o lado mas fraco.

Pedro Paulo Antunes de Siqueira advogado24/09/2008 15:19 Responder

Quero acrescentar que, se aprovado o projeto (pura demagogia), dever-se-ia estabelecer na lei do populista senador, que o formando, o bacharel, poderia exercer a atividade da advocacia apresentando um número emitido pelo MEC (toma que o filho é teu...), e não pela OAB., cuja filiação ficaria restrita aos profissionais aprovados no Exame de Ordem

Rivail Estudante de direito e estagiário24/09/2008 16:15 Responder

Sou totalmente contra o exame da ordem. Agora, se é para fazer, façamos assim, todo ano o profissional faz o teste e se passar, paga a mensalidade e continua atuando. Digo isso, porque como estagiário me assusto com o que tenho presenciado. Tem advogado (a) que passou no exame a 4 anos ou mais e não sabe fazer uma petição de juntada. Ta assustado! Garanto que é fato verdadeiro. E não é só, basta ver a quantidade de ações, principalmente trabalhistas que não tem a mínima possibilidade de êxito. Muitas sem fundamentação, sem causa de pedir e não me venha dizer que é em função do princípio da simplicidade uma vez que os juízes do trabalho tendem a desconsiderar inépcias menos acintosas e outros defeitos formais, é que há realmente situações vergonhosas para alguns detentores da carteirinha "rosa". Então vamos todos reciclar, vamos todos aos exames senão uma vez por ano, pelo menos de 4 em 4 como são os políticos.

Fabi advogada24/09/2008 17:02 Responder

Se está ruim com a prova da Ordem, mil vezes pior sem ela. E até mesmo que agora prega pela extinção da prova, depois verá o preço que deverá suportar por tal posição.

Frederico M. Krüger militar24/09/2008 17:32 Responder

Realmente, a improcedência, o desperdicio, e sim a ludibriação do exame da ordem, e sem sombra de dúvida o maior erro na aplicação de um exame ao Bacharel em Direito. Deve sim, avaliar os cursos de Direito, o que é um desafio que a OAB ainda não teve coragem em desafiar essas instituições. Mas lanço um desafio, quanto que se arrecada a nível de Brasil na aplicação do exame da ordem??? Será que é um "medo" de perder esse lucro fácil???

Diarone Esteves Silva Estudante24/09/2008 20:56 Responder

O exame da OAB na verdade significa outra coisa alem de arrecadar valores altos, significa o poder de indicaçao para outras categorias do direito. Portas abertas para outras areas do direito, isso nao significa que nao deixa de ser abusiva a quantia percebida pela ordem, sendo que na verdade o profissional do direito, ou o simples advogado nao opina e nem oferece qualquer forma de poder em face aos demais orgaos do poder publico. Quiça o advogado pudesse ter a condição de propor e defender seus reais interesses. É verdade, existe uma grande quantidade de rábulas, mas a maioria dos advogados que hoje atuam no interior de Goias ainda podem dizer com alegria que conhecem bem o seu oficio.

silvio advogado24/09/2008 22:37 Responder

eu acho que, este dito exame da ordem é sim reserva de mercado, como já comentado. Pois vemos todos os dias colegas que foram aprovados em exames da ordem todo dia, maculando a imagem dos advogados e a oab não fazendo nada para que estes profissionais, se atualizem. isso deixa bem claro que este exame nda mais é, do que, arregadação de grandes fortunas, isso não é só com a inscrição para o exame envolve muito mais, pois se espalharam centenas de cursos preparatório para o exame, com muitos deles com professores que atuam nas universidade "PUBLICAS E PRIVADAS" onde o propietário dos cursos estão nadando em dinheiro. então se hover alguem fazendo lob, é que quer a manutençao deste vergonhoso exame e advogados que tem medo da concorrência, pois quem vai fazer a filtragem dos maus profissionais é o propio mercado. existindo menos profissionais no mercado a sociedade terá poucas opções e será ela prejudicada.

analdo vidal da silva bacharel em direito25/09/2008 16:02 Responder

como todo mundo tem seu entendimento sobre o xame da Ordem, venho aqui dar duas idéias a esse respeito vejamos: Como todo Advogado se diz superior aos humildes bachareis, e no entanto não vivem sem eles, pois a maioria não sabem fazer uma petição, então vejamos a primeira: que todo Advogado seja submetido a uma renovação apos 5 anos de efetivo exercicio, como fazem qualquer motorista seja ele profissional ou não, e a outra idéia é: sabemos que muitos advogados são arrogantes e metidos a saber tudo é o verdadeiro senhor da sabedoria, então façamos o seguinte de oportunidade aos bachareis para atuarem nas primeiras instancias e os senhores sabichões atuarem em segundas instancias para propor recursos e agravos etc...., quero ver , concordo até em pagar uma mensalidade a OAB e ao final de um certo numeros de processos ter direito a tão sonhada Carteira Profissional.

Luis Cesar advogado29/09/2008 12:20 Responder

Acho totalmente necessário o Exame da Ordem, pelo menos enquanto o MEC desempenha mal sua função. Não entendo o medo de estudantes do ensino privado realizar a prova, será que pelo baixo desempenho tanto no exame como em qualquer certame público. Simples: estudem, aí exame da ordem, concurso público etc se torna mais acessível. Outra coisa, na segunda fase do exame é permitido o uso de códigos, doutrina...qual a dificuldade? Não percebem que mais de mil faculdades em Direito prejudica todo mundo, inclusive esses mesmos que pugnam pelo cancelamento do exame?

Ricardo Beninca advogado01/10/2008 20:57 Responder

Sou totamente favorável à continuação do Exame de Ordem, pois é muito fácil jogar a culpa na OAB, no custo da inscrição, etc. Seria interessante ter pensado no dinheiro quando escolher uma instituição de ensino superior, verificar o nível dos professores, estrutura, entre tantos outros elementos fundamentais ao bom aprendizado. Ocorre que muitos dos que reclamam do Exame, estudaram em más Faculdades, pagaram muito e se dedicaram pouco, pois sequer exigiram um mínimo de qualidade do ensino. Agora a culpa é de todo mundo. Acho que admitir o erro ajuda muito a passar no Exame. Por fim, entendo que os profissionais, já habilitados no Exame da OAB, deveriam fazer novas provas a cada 04 ou 05 anos como forma de manter a qualidade exigida por todo e qualquer cidadão que nos contrata.

Ricardo Beninca advogado01/10/2008 21:02 Responder

Sou totamente favorável à continuação do Exame de Ordem, pois é muito fácil jogar a culpa na OAB, no custo da inscrição, etc. Seria interessante ter pensado no dinheiro quando escolher uma instituição de ensino superior, verificar o nível dos professores, estrutura, entre tantos outros elementos fundamentais ao bom aprendizado. Ocorre que muitos dos que reclamam do Exame, estudaram em más Faculdades, pagaram muito e se dedicaram pouco, pois sequer exigiram um mínimo de qualidade do ensino. Agora a culpa é de todo mundo. Acho que admitir o erro ajuda muito a passar no Exame. Por fim, entendo que os profissionais, já habilitados no Exame da OAB, deveriam fazer novas provas a cada 04 ou 05 anos como forma de manter a qualidade exigida por todo e qualquer cidadão que nos contrata.

Ricardo Beninca advogado01/10/2008 21:04 Responder

Sou totamente favorável à continuação do Exame de Ordem, pois é muito fácil jogar a culpa na OAB, no custo da inscrição, etc. Seria interessante ter pensado no dinheiro quando escolher uma instituição de ensino superior, verificar o nível dos professores, estrutura, entre tantos outros elementos fundamentais ao bom aprendizado. Ocorre que muitos dos que reclamam do Exame, estudaram em más Faculdades, pagaram muito e se dedicaram pouco, pois sequer exigiram um mínimo de qualidade do ensino. Agora a culpa é de todo mundo. Acho que admitir o erro ajuda muito a passar no Exame. Por fim, entendo que os profissionais, já habilitados no Exame da OAB, deveriam fazer novas provas a cada 04 ou 05 anos como forma de manter a qualidade exigida por todo e qualquer cidadão que nos contrata.

JANDIR HENRIQUES Nenhuma. Sou bacharéu em direito08/11/2008 10:27 Responder

Apesar de ter sido reprovado 2 vezes, sou a favor do exame. Cuido pessoalmente do escritório que trabalho, redijo as minhas peças e meus amigos advogados só asinam e acompanham nas audiencias. Concordo com os argumentos da OAB; a finalidade do exame é garantir a sociedade que os advogados estão preparados para defendê-la nos seus maiores bens: liberdade e materiais. Para isso TODOS os advogados têm que estar bem preparados. Como o direito é dinâmico e temos que nos atualizar constantememnte, para prova desta atualização o O EXAME DEVE SER OBRIGATÓRIO PARA TODOS, INCLUSIVISE PARA OS ADVOGADOS A CADA 5 ANOS, COM A 1ª E 2ª FASE.

Klinger Neto dono de advogados27/11/2008 1:06 Responder

Leandro Vaz da Fonseca, sou dono de escritório de advocacia, contrato os infelizes bachareis a custo quase zero, isso os que me imploram estágio sem remuneração, e o que pude notar é muita gente boa, capacitada, detentora de rico conhecimento juridico ficar de fora, comento capim, se submetendo a estágio em troca de mil reais. A oab é uma piada sem graça, ela não ta nem ai para vc, para todos nos, tanto é que conheço vários colegas que não têm a minima capacitação, moral com o cliente e com os concorrentes/colegas ... de um lado estão os injustiçados bachareis lutando pela constituição e pela justiça, do outro estão os advogados que não souberam nem mesmo lutar pelos seus, direitos e por causa de uma carteirinha se julgam otimos. Eu até concordo com um comentário feito aqui, o infeliz advogado disse que deveria separar o advogado inscrito na oab e que nao soube defender a própria constituição e os que receberam esta carteira sem o exame, e eu, com toda certeza contrataria o advogado q lutou pelo justo, este sabera defender a marca do meu escritório. Todosos advogados com carteira estão morrendo de medo do fim deste exame...hahahal, morro de rir, a própria oab é de morrer de rir, ao invés desta bobeira desta prova, pq ela faz a justiça ser agil, pq ela não faz nosso sistema penitenciário ser de qualidade e reabilitar a pessoa que errou, etc, etc, etc, etc... muita demagogia...ela também deveria cuidar do medo destes advogados que tremem concorrencia, concorrencia é o que nos faz crescer, é o que nos faz melhorar a cada dia, a prova da oab é um muro que separam bons advogados dos bons bachareis, e lutando pela permanencia os incapacitados, que não suportarão concorrencia e que venha o fim do exame, e que se Deus ajudar que venha o fim da própria oab, que tb luta para não prestar contas a ninguem.

Klinger Neto dono de advogados27/11/2008 1:22 Responder

Leandro Vaz da Fonseca, sou dono de escritório de advocacia, contrato os infelizes bachareis a custo quase zero, isso os que me imploram estágio sem remuneração, e o que pude notar é muita gente boa, capacitada, detentora de rico conhecimento juridico ficar de fora, comento capim, se submetendo a estágio em troca de mil reais. A oab é uma piada sem graça, ela não ta nem ai para vc, para todos nos, tanto é que conheço vários colegas que não têm a minima capacitação, moral com o cliente e com os concorrentes/colegas ... de um lado estão os injustiçados bachareis lutando pela constituição e pela justiça, do outro estão os advogados que não souberam nem mesmo lutar pelos seus, direitos e por causa de uma carteirinha se julgam otimos. Eu até concordo com um comentário feito aqui, o infeliz advogado disse que deveria separar o advogado inscrito na oab e que nao soube defender a própria constituição e os que receberam esta carteira sem o exame, e eu, com toda certeza contrataria o advogado q lutou pelo justo, este sabera defender a marca do meu escritório. Todosos advogados com carteira estão morrendo de medo do fim deste exame...hahahal, morro de rir, a própria oab é de morrer de rir, ao invés desta bobeira desta prova, pq ela faz a justiça ser agil, pq ela não faz nosso sistema penitenciário ser de qualidade e reabilitar a pessoa que errou, etc, etc, etc, etc... muita demagogia...ela também deveria cuidar do medo destes advogados que tremem concorrencia, concorrencia é o que nos faz crescer, é o que nos faz melhorar a cada dia, a prova da oab é um muro que separam bons advogados dos bons bachareis, e lutando pela permanencia os incapacitados, que não suportarão concorrencia e que venha o fim do exame, e que se Deus ajudar que venha o fim da própria oab, que tb luta para não prestar contas a ninguem.

Klinger Neto dono de advogados27/11/2008 1:22 Responder

Leandro Vaz da Fonseca, sou dono de escritório de advocacia, contrato os infelizes bachareis a custo quase zero, isso os que me imploram estágio sem remuneração, e o que pude notar é muita gente boa, capacitada, detentora de rico conhecimento juridico ficar de fora, comento capim, se submetendo a estágio em troca de mil reais. A oab é uma piada sem graça, ela não ta nem ai para vc, para todos nos, tanto é que conheço vários colegas que não têm a minima capacitação, moral com o cliente e com os concorrentes/colegas ... de um lado estão os injustiçados bachareis lutando pela constituição e pela justiça, do outro estão os advogados que não souberam nem mesmo lutar pelos seus, direitos e por causa de uma carteirinha se julgam otimos. Eu até concordo com um comentário feito aqui, o infeliz advogado disse que deveria separar o advogado inscrito na oab e que nao soube defender a própria constituição e os que receberam esta carteira sem o exame, e eu, com toda certeza contrataria o advogado q lutou pelo justo, este sabera defender a marca do meu escritório. Todosos advogados com carteira estão morrendo de medo do fim deste exame...hahahal, morro de rir, a própria oab é de morrer de rir, ao invés desta bobeira desta prova, pq ela faz a justiça ser agil, pq ela não faz nosso sistema penitenciário ser de qualidade e reabilitar a pessoa que errou, etc, etc, etc, etc... muita demagogia...ela também deveria cuidar do medo destes advogados que tremem concorrencia, concorrencia é o que nos faz crescer, é o que nos faz melhorar a cada dia, a prova da oab é um muro que separam bons advogados dos bons bachareis, e lutando pela permanencia os incapacitados, que não suportarão concorrencia e que venha o fim do exame, e que se Deus ajudar que venha o fim da própria oab, que tb luta para não prestar contas a ninguem.

27/11/2008 1:26 Responder

mmmm engenheira03/04/2009 20:09 Responder

A OAB alega que o exame da ordem, seria nada mais, que manter a qualidade de profissionais no mercado de trabalho. Quem acredita nisso? O tipo de prova aplicada, não demonstra isso, Ademais porque os advogados antigo a lei, não fazem a prova somente para serem avaliados, te garanto que em um instante, todos iriam contra a prova. Vejamos, só o curos de direito precisa fazer prova para ser qualificado, porque todos os curso não fazem também? te garanto que em um instante, acabariam com essa palhaçada, ainda tem advogados que se acham tão sabichões, se fossem passariam em um concurso para ter a estabilidade, o que não possuem!!!!!!

rejane bastos advogada17/12/2009 1:40 Responder

Mudamos o curso de algo errado com argumentos consistentes. Acusar a Ordem de não acabar com o exame por causa de lucro com a inscrição, é um argumento infundado, pois, imaginem a arrecadação imensa com anuidades que a ordem arrecadaria com o fim do exame e, por consequência, a inscrição de todos os bacharéis. Com certeza, o lucro seria muito superior ao arrecadado com as inscrições no exame, que demanda muito gasto para ser executado. Todos que conheci que estudaram, de verdade, tanto na faculdade, quanto na preparação para o exame, passaram, portanto, há que se fazer uma análise sobre o nível dos cursos de Direito e apontar onde está, de fato, a falha. O exame existe em outros países, EUA, por exemplo, e não há questionamento. Acho que o maior responsável por tudo que está acontecendo é o MEC, que por muito tempo não cumpriu seu papel de fiscalizar e ainda distribuiu licenças para abertura de inúmeros cursos que não tem condições de formar operadores do direito.

Julio Cesar Bacharel em Direito20/09/2010 15:58 Responder

acredito que todos os manifestantes têm sua parcela de razão,sobretudo, por serem individuos formadores de opnião, entretanto, a ultima colocação muito coaduna com meu entendimento, pois, o posicionamento da OAB é de conservadorismo de uma postura que ainda não se adequou à dinamica social e a historia de que é impeto protecionista de uma classe, só fomenta a ausencia do poder fiscalizador que deveria primar pela qualidade do serviço prestado, por esta classe de profissionais. A possibilidade de atuar na area de formação já deveria ter sido objeto de Ação de Incostitucionalidade, pois, a intervenção da OAB nos limites da formação e competencia profissional, não tem se averiguado com os exames propostos. segundo observação critica, acerca dos ultimos exames, não só dos examinandos, mas de uma vasta linha de profissionais do Direito, a covardia com que se apresentam as questões propostas limita e muito o indice de aprovação e registrando os bachareis na OAB, possibilitando estes a exercerem suas convicções profissionais, se estaria colocando em evidencia que é profissional ou não no ramo do Direito e abriria a possibilidade de um controle maior focando aqueles profissionais inscritos na ordem, sem que isso retirasse o brilho da instituição, somente exigiria um trabalho efetivamente fiscalizador, por parte daqueles que ostentam a valorosa insignia da OAB, seja na presidencia ou, pelo inarredavel orgulho de fazer parte de uma classe profissional, depois de ter vencido todas as etapas propostas para a futura ocupação. criar a ideia no ideario dos formandos, de que cuncurso publico é a melhor opção desestimula aqueles profissionais natos, que vêem na advocacia a realização plena do sonho de suas vidas e o impedimento desmotivado, ora arraigado emconsiderações que não se justificam, face ao dinamismo social é sem duvida, um posicionamento conservador de quem quer ter o minimo de trabalho e garantir a permanencia de uma situação muito confortavel, desde muito tempo até os dias atuais.

Conheça os produtos da Jurid