Brasileiros que moram no Japão ganham site para tirar dúvidas trabalhistas

Página reúne principais demandas levadas à Casa do Trabalhador no Japão e oferece dicas de qualificação profissional

Fonte: MTE

Comentários: (0)





Brasília - A Casa do Trabalhador no Japão já conta com um site dinâmico e informativo para ajudar os brasileiros que residem naquele país. Pelo endereço eletrônico HTTP://casadotrabalhador.mte.gov.br os usuários poderão acessar informações sobre a legislação japonesa, dicas para procurar emprego e ofertas de curso de qualificação, entre outros serviços.


"Essa ferramenta foi construída com o objetivo de atingir as comunidades brasileiras dentro de todo o território do Japão, e não apenas aquelas pessoas que residem na cidade de Hamamatsu. Com ela podemos ajudar a diminuir dúvidas trabalhistas e trazer novidades laborais inclusive para as pessoas que não têm a oportunidade de ir até a Casa do Trabalhador", explicou o coordenador geral de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego, Paulo Sérgio de Almeida.


Com textos em português, o site esclarece sobre os temas mais perguntados aos atendentes da Casa do Trabalhador, entre eles licença maternidade, jornada de trabalho, rescisão de contrato, seguro do trabalhador, seguro saúde, aposentadoria e férias.


Além de abordar a legislação trabalhista de forma fácil para ajudar na compreensão do usuário, a ferramenta traz dicas para procurar empregos, sobre como se portar no momento da entrevista e uma busca a cursos de qualificação mais próximos a sua residência. Entre as opções oferecidas estão aulas de computação, língua japonesa e seminários sobre mercado de trabalho.


"Sabemos que muitos brasileiros perderam seus empregos com a última crise. Como não podemos fazer a intermediação dessa mão-de-obra, pois é uma ação privativa do governo japonês, nós auxiliamos os trabalhadores com orientações de como agir e onde se qualificar. Embora o país ofereça muitas opções, sempre há a barreira cultural e do idioma. O site é importante por facilitar essa interação e esclarecer dúvidas em português", completou Paulo Sérgio de Almeida.

Palavras-chave: Site Direito Trabalhista Japão Brasileiros

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/brasileiros-que-moram-no-japao-ganham-site-para-tirar-duvidas-trabalhistas

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid