Bafômetro poderá ser obrigatório em bares, restaurantes e boates

Proposta visa estimular o controle do consumidor sobre bebidas alcoolicas

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (1)




Bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais que vendam bebidas alcóolicas serão obrigados a ter um bafômetro para uso opcional dos clientes. A medida está prevista no projeto de lei 2908/11, do deputado Luciano Castro (PR-RR), em análise na Câmara.


Pela proposta, cada teste registrará o nome e a razão social do estabelecimento em que for realizada a aferição, a data e a hora e os dados do cliente e do operador ou responsável pelo aparelho. O estado de embriaguez será acusado pela concentração de álcool igual ou superior a 0,3 mg por litro de ar expelido dos pulmões.


Responsabilidade


Luciano Castro defende que a disponibilidade de um aparelho detector do teor alcóolico (etilômetro ou bafômetro) nos lugares que venderem bebidas tem caráter educativo, por ser um estímulo para que o consumidor regule espontaneamente seu consumo de bebidas alcoólicas.


“Ficará explícito que também o próprio estabelecimento comercial que serve a bebida estará se empenhando em contribuir para controlar os excessos de ingestão de álcool”, acrescentou.


Tramitação


A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

PL nº 2908/2011

Palavras-chave: Controle; Álcool; Consumidor; Aferição

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/bafometro-podera-ser-obrigatorio-em-bares-restaurantes-e-boates

1 Comentários

wilson coelho auditor fiscal e acadêmico de Direito03/02/2012 11:25 Responder

Deputado Luciano Castro (PR-RR) afirma que ?Ficará explícito que também o próprio estabelecimento comercial que serve a bebida estará se empenhando em contribuir para controlar os excessos de ingestão de álcool?. Mas, que idiotice desse deputado. É muita igenuidade. Qual estabelecimento comercial que vende bebida alcoólica vai sugerir ao seu cliente que pare de beber? Imaginem a cena: \\\"- Senhor, pelo teor de álcool no seu sangue o senhor só tem direito de tomar mais um copo de chopp de 350ml. Depois, somente água ou refrigerante\\\" É hilário. E pensar que o nobre deputado recebe uma nota preta para legislar.

Conheça os produtos da Jurid