Bacharéis acusam OAB de manipular exame

OAB é acusada de "manipular" resultados para forçar candidatos a refazer o exame

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (35)




O presidente da Organização dos Acadêmicos e Bacharéis do Brasil, Reynaldo Arantes, acusou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de ter transformado o exame obrigatório exigido para o exercício da advocacia em fonte de renda. Ele lembrou que são realizadas três provas por ano e a média de candidatos é de 100 mil, gerando um lucro de R$ 20 milhões à OAB. Arantes defendeu que o exame passe a ser realizado pelo Ministério da Educação (MEC).


O dirigente ressaltou o baixo índice de aprovação no teste (cerca de 20%) e afirmou que a OAB “manipula” resultados para garantir que os candidados façam o exame mais de uma vez. "É visível a manipulação que a OAB está fazendo para reprovar quem tem condições de ser aprovado, de forma a ter uma reserva de pessoas para fazer o exame. E pior é que essa entidade não presta contas a ninguém, porque, desde 2007, ela não é nem pública, nem privada; é ‘ímpar’ segundo o STF [Supremo Tribunal Federal]", declarou, em audiência pública da Comissão de Legislação Participativa.


OAB se defende


Já o assessor jurídico do Conselho Federal da OAB, Oswaldo Pinheiro, argumentou que o alto índice de reprovação é decorrente da baixa qualidade das faculdades de direito. Ele sustentou que o exame é realizado para garantir a segurança do cidadão, que será atendido por um profissional com qualificação técnica. "A aferição da aptidão técnica deve ser feita pela entidade de classe que congrega os profissionais do ramo. Bacharel em direito não é advogado, as escolas de direito não formam advogados", disse.


Já o presidente da Ordem dos Bacharéis do Brasil, Willyan Johnes, afirmou que o número de provas realizadas durante o curso de direito já é suficiente para atestar a competência dos futuros advogados. Ele defendeu que o exame aplicado pela OAB não corresponde à realidade do advogado, porque exige mais dos formandos do que é necessário na prática forense.


Alexandra Martins


Por sua vez, a representante da Fundação Getúlio Vargas (FGV) – instituição que elabora provas para a OAB –, Vivian Tavora, informou que os exames são feitos sem “pegadinhas” e reavaliados anualmente pela entidade dos advogados, a fim de preservar a lisura do processo. Vivian frisou que a correção é eletrônica e cada avaliador, que não tem acesso ao nome dos candidados, atesta apenas uma questão de cada prova.


Valor da inscrição


Quanto ao valor da inscrição (R$ 200), que foi considerado elevado por diversos debatedores como o deputado Dr. Grilo (PSL-MG), o representante da OAB lembrou que os candidatos que comprovarem falta de condição para o pagamento ficam isentos.


Autor do requerimento para a realização da audiência pública, Dr. Grilo propôs que os recursos provenientes da realização do exame sejam repassados pela OAB a outra entidade, como forma de acabar com a suspeita de que a prova está sendo utilizado para arrecadação. "Porque partir do momento em que a instituição é beneficiada com as reprovações, a dinâmica deixa de ser justa”, acrescentou.


O parlamentar destacou que a OAB já acatou a sugestão de deputados para que um candidato reprovado na segunda fase do exame possa realizar uma nova prova sem ter que fazer novamente a primeira fase.


Comissão geral


O deputado Vicentinho (PT-SP) sugeriu que seja realizada uma comissão geral para discutir a obrigatoriedade do exame da ordem, com a participação de parlamentares e de representantes dos setores envolvidos. Segundo ele, a OAB precisa pensar sobre o assunto para não excluir do mercado de trabalho bacharéis que fizeram grandes sacrifícios para concluir o curso de direito. Vicentinho também defendeu que o exame passe a ser realizado pelo Ministério da Educação (MEC).


Na terça-feira (4), o Plenário da Câmara rejeitou o pedido para que o projeto (PL 2154/11) que extingue o exame da OAB fosse apreciado em regime de urgência. A proposta tramita apensada ao PL 5054/05 e a outros 20 textos na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

 

PL-5054/2005


PL-2154/2011

Palavras-chave: Exame; Ordem dos advogados; Acusação; Manipulação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/bachareis-acusam-oab-de-manipular-exame

35 Comentários

Gilton Silva Bacharel em Direito (não é profissão)13/12/2012 14:47 Responder

Entendo que o próprio mercado seleciona o bom profissional,como sempre ocorreu e continua ocorrendo com as outras atividades profissionais. Sugiro, ao invés de Exame, que o Bacharel em Direito faça uma especialização (Direito de Familia e Sucessão,Criminal,Tributária,Constitucional e outras) através de um curso de Pós Graduação que o credencie a atuar em área especifica...como ocorre em outras atividades profissionais,exemplificando a Medicina (neurologia,cirurgia plástica,cardiologia etc..). Com isto muitas Universidades poderiam propor a especialização através das Pós Graduações.E assim eliminaria a proliferação de cursos cartelizados que estão ganhando muito dinheiro.Também, a própria OAB poderia através de seus institutos -Escolas Superiores de Advocacia ministrarem cursos \\\"lato sensu\\\" sem deixar de ganhar e agregando aos bacharéis em Direito o conhecimento especializado na qual o operador do Direito pretende atuar.

Maria Alice Machado Estudante de DIREITO 13/12/2012 18:07

Nossa!!! até que enfim um comentário digno de parabéns!!!! é exatamente isso que eu acho que deveria ser feito. Concordo plenamente e acho que o estudante brasileiro do curso de Direito está pagando um preço muito alto para chegar a se profissionalizar sem contar na fortuna que a OAB arrecada.

Waldecir da Costa Mello sua profissão13/12/2012 14:52 Responder

O mais intrigantes, neste contexto de \\\"manipulação\\\" do resultado, é o fato de que o \\\"padrão\\\" de resposta da 2ª fase demore tanto a ficar pronto! Por que não está pronto no exato momento em que é elaborada a prova e, apresentado loga ao final, como ocorre com a 1ª fase? Isso sim (a demora em lançar o padrão de resposta), abre margem para inúmeras especulações sobre a lisura que, definitivamente, afastaria qualquer margem de dúvidas.

Edson Guimarães Administrador 14/12/2012 1:38

Caro Waldecir, este é exatamente o pulo do gato, aí que se define o índice de natalidade de advogados. Já ouvi por aí que são feitos 3 gabaritos com alterando o grau de exigibilidade leia-se dificuldade da prova. Conforme o índice que se deseja a correção é feita pelo gabarito que trará o resultado esperado. Realmente não faz o menor sentido não ter o gabarito oficial de imediato. Quem projetou a prova tem que ter as respostas assim como os pontos para cada item avaliado. Se não é liberado imediatamente após a prova é porque tem algum motivo muito importante. Este motivo chama-se definição do percentual de natalidade de advogados.

Rogério Takato advogado 14/12/2012 2:10

Acredito que vocês analisaram corretamente, ou seja, não existe lisura, não existe transparência, não existe padrão.

Adriana carla Estudante13/12/2012 15:10 Responder

Bacharel em direito não é advogado, as escolas de direito não formam advogados\\\" Ok bastante intrigante essa afirmação, então me pergunto: Forma o que? Não deveria então os antigos profissionais que na época de sua formatura não era exigência a prova da OAB serem testificados através do exame? É por que atuam no mercado e ai? Tem a carteira, mas não fizeram a prova então? Me poupe tanta hipocrisia! Passamos 5 anos na faculdade fazendo provas e mais provas baseadas nos conteúdos doutrinários e nas questões batidas na OAB e não somos capazes!

Maria Alice Machado Estudante de DIREITO 13/12/2012 18:13

Acredito na própria rejeição do mercado quando um profissional não é bom ademais uma prova da ordem não acrescenta muito ao currículo de um profissional ruim. Falo no quesito caráter, sim porque um bom advogado tem que ter um CARÁTER ilibado para ser realmente bom, uma vez que aprende -se de tudo e a lei muitas vezes facilita para que esse caráter ruim aflore. A OAB não pode detectar isso e o mau profissional vai para o mercado de qualquer forma. E então???? a própria OAB está demonstrando a não lisura no seu desempenho.....acho que está tudo as avessas e algo precisa ser feito com urgência. Não sou contra o exame da ordem desde que exista realmente ORDEM

Mauricio Soares dos Santos Estudante13/12/2012 17:54 Responder

O exame de ordem pode até ter o intuito de selecionar e fazer uma peneira nos formandos para que aqueles que venha a atuar tenham o minimo de conhecimento, até concordo, mas, como explicar o baixo nivel de aprovação atual a nivel nacional, pois quando a prova não era regional, isso a dois anos atrás, era aplicada pelas proprias intituições o nivel era infintamente superior, com nivel de aprovação de até 80%, caso especifico da Faminas Muriae. é qualificação ou fralde. so sei de uma coisa e muito DINHEIRO envolvido para ser gasto, sem ter que dar satisfação a ninguem, E a melhor Mina de ouro, minto Diamante que ja vi, ó mundão!

Maria Alice Machado Estudante de DIREITO 13/12/2012 18:19

Grande mina de DIAMANTE sim!!!! e eles não querem largar o osso de jeito nenhum!!!! imagina!!! uma fortuna dessas todo ano e às custas de estudantes pobres que sonham com uma profissão e dão até o sangue para conseguir.... NÃO É JUSTO. As entidades responsáveis precisam ver esse caso o mais brevemente possível!!! NÃO TIRAR A RESPONSABILIDADE DO MEC. O que a OAB tem que estar fazendo prova, quem avalia isso É O MEC e não OAB. RIDÍCULO

Adenilton Militar13/12/2012 22:51 Responder

Eu tenho certeza que a prova é manipulada, minha esposa e eu precisávamos de 0,1(zero virgula um ponto), cada um para ser aprovado na OAB, isso depois de ter impetrado recurso junto a banca examinadora ( na época CESPE-UNB). Como não tínhamos como fazer outro recurso (por falta de amparo legal) entramos com RECURSO INOMINADO, e, depois de quase um ano e muita reclamação e insistência, resolveram corrigir a prova (segunda fase) e olha o resultado: NOTA 7,9. Como eu resolvi fazer a prova e conseguindo a aprovação, meu recurso foi dado como \\\"PERDA DE OBJETO\\\" , ai eu pergunto: Se as questões recorridas foram as mesmas como poderia ter perdido o objeto, se eu tenho o direito de saber se eu teria ou não aqueles pontos?! Agora vocês podem perceber que a prova é manipulada...Não desistam de seus objetivos. Quem tiver interessado no recurso deixem seus e-mails. Uma dica que eu faço é que troquem suas provas (entre comunidade) e assim vocês perceberam que haverá (sem sombras de dúvidas) que vai existir \\\"paradigmas\\\" que receberam o ponto e você não!!! TROQUEM SUAS PROVAS (DE TODOS OS ESTADO) COM TODOS OS DADOS PARA QUE POSSAM DEMONSTRAR A FALTA DE PARÂMETROS e demonstrar que o fulano de CPF \\\"Y\\\", número de inscrição \\\"X\\\" com residencia no estado \\\"Z\\\", obteve o ponto que não lhe foi dado por DIREITO!!!!

HELENITA COELHO DE ALMEIDA ADVOGADA/PSICANALISTA13/12/2012 22:56 Responder

ATÉ QUE ENFIM UM RESGATE AO QUE COSTUMAMOS CHAMAR DE \\\"EMBUSTE DA OAB \\\" ... O DO COLEGA GILSON SILVA . PORÉM , SERÁ ISSO QUE A OAB DESEJA ?

Nara Siqueira Bacharel em Direito14/12/2012 0:15 Responder

Vou fazer meu primeiro exame de ordem, sou inteligente, sei muito do código, espero que ao pegarem minha prova de segunda fase para corrigir o façam com bastante respeito, aos cinco anos que passei na graduação, aulas presenciais., nos dois carros que gastei para fazer o curso, nas horas que passei longe de minhas filhas e tb no dinheiro que gastei para pagar o curso, formatura, foi mais de R$ 50,000,00, sou viuva e vico de pensão, usei todas as minhas economias para poder concluir o curso, agora sei que sou capaz. Sei tb nada será acrescentado ao meu conhecimento com a prova da OAB. Se essa avaliação fosse feita pelo Mec, teria mais credibilidade, e não daria margem para tanta discução em relaãão a OAB.

Rafael Advogado14/12/2012 1:46 Responder

Prezados colegas (ou quase) Não seria melhor estudar e se preparar melhor, ficar focados em seus objetivos antes de politizar o exame da Ordem? Com as afirmações feitas (prova manipulada), além de carecer de prova, unicamente estão denigrindo o esforço e dedicação dos bacharéis que, como alguns (me incluo) conseguimos aprovação no exame da Ordem e ainda sem sequer concluir a faculdade. Concordo com o colega que mencionou que deveriam estudar alguma pós-graduação. Quanto a que seja o MEC quem aplique a prova, desculpem que não concorde. Não seria melhor que a OAB supervise as faculdades?, que façam provas anuais, estas pagas pelas próprias faculdades. Quem for aprovado os cinco anos (uma prova por ano do conteúdo programático cumulativo) terá acesso direto à inscrição na OAB, aqueles que não aprovarem teriam que fazer o exame da Ordem. A verdade é que durante cinco anos de faculdade observei os bares próximos, todos cheios e, aqueles que eram assíduos frequentadores agora são os maiores defensores do final do exame da Ordem. Deveriam verificar esta inversão de valores.

Ze Cunha Brasil advogado14/12/2012 1:52 Responder

Se existem aprovados, por qual motivo reclamam? Aos 47 anos fiz o exame pelo terceira vez e passei. Na época trabalhava de dia e estudava a noite e nos finais de semana. Certamente consegui uma nota próxima da mínima, nada muito mais do que isso, não passei com louvor. Entendo que se eu consegui é possivel qq estudante que se dedique também passe. Concluo que fui vítima do estelionato praticado por todas as faculdades de direito. Em virtude do péssimo ensino a OAB não tem a necessidade de se aventurar em manipular resultados. Já a FGV quando elabora as provas deve se valer de péssimos profissionais do direito pois as perguntas mal formuladas, o que também não seria necessário, pois somos nivelados por baixo.

André Mineira Advogado14/12/2012 1:57 Responder

Bacharel que não quer fazer a prova da OAB e/ou tem medo da prova, não deveria fazer bacharel em direito, e sim qualquer outra faculdade... Quando optam em entrar nesse curso, já entram sabendo das dificuldades que enfrentarão ao final, principalmente com relação ao exame de ordem. Já pensaram se um individuo fizesse aulas de legislação no transito e de direção e não precisasse fazer exame para tirar habilitação ???..., só porque fez as aulas não quer dizer que esta automaticamente pronto...??? ou alguém acha que sim...??? A única forma de parar de reclamar é estudando mais e provando para todos e especialmente para si mesmo que é capaz de passar nessa prova e pronto, parar de ficar reclamando disso, pois já rendeu assunto e discursões por vários anos e não vai mudar, então,....estudem galera... e boa sorte...

Francisco Rocha Gestor de Empresas 14/12/2012 2:22

Amigo, comparar o exame de ordem ao de preparação ao exame para a obtenção de habilitação é um pouco demais para um advogado. São institutos completamente diferentes, não sendo pertinente a comparação. Por isso é que defendo que todos os advogados deveriam anualmente se submeter ao exame da ordem.

André Mineiro Advogado14/12/2012 2:00 Responder

Parabéns ao Rafael e ao Zé Cunha, assim que se faz.

Francisco Rocha Gestor de Empresas14/12/2012 2:15 Responder

Senhores, sou a favor do exame de ordem, e sou tão a favor que entendo que ele deveria ser aplicado a todos os que queiram ou já militem na área, ou seja, entendo todo advogado deveria anualmente ser submetido ao exame, aí sim a sociedade estaria sim protegida nos moldes que a OAB defende.

VERA MARIA DIAS APOSENTADA14/12/2012 2:49 Responder

FIZ O EXAME DA OAB em 1976. Creio que é necessário, PRINCIPALMENTE HOJE EM QUE HÁ MUITOS INTERESSADOS. Simplesmente atestam o saber...isso tem que ser gratificante...

NAYARA autonoma14/12/2012 3:40 Responder

Vera Maria Dias, o exame começou depois de 1994 com a lei 8906/1994, você fez qualquer outro exame similar, muito longe de ser parecido com esse exame, no tempo da Senhora saía da faculdade e começava trabalhar, e aprimorar mais os conhecimentos, sem essa avaliação , que não leva o profissional a lugar algum, R$200,00 ganhado pela OAB mais desonesto,a prova mais cara do País, o concurso que não tem salário, e nem emprego, só o direito de continuar lutando dignamente por um lugar ao sol...

João funcionario público14/12/2012 4:00 Responder

faltou o argumento principal, porque a OAB não libera o gabarito da segunda fase como faz com a primeira fase, essa é a grande jogada dele, ver onde os aluno acertaram menos para manter a média de aprovação deles de 20%.

Carlos Alberto Nogueira da Silva advogado14/12/2012 4:19 Responder

Concordo com a opinião que fora dada de aplicação anual de provas de conhecimento, e ao final mantendo-se a regularidade, se adere à inscrição; e não falem em competencias ou necessidades, vez que o ENEM foi criado e é aplicado com o intuito, justamente, de dar valor ao bom aluno, e está dando certo, porque a OAB, não aplica o mesmo em relação às suas avaliações? medo de perder o poderio economico emanado das inscrições, mais caras , inclusive, do que para certos Concursos para Magistratura e Ministério Público, e a pergunta que não se cala: Porque a DISPUTA pelo cargo de Presidente da OAB é tão disputado, se não se ganha nada de salário? alguma coisa tem por detrás, advogado por ser tudo, menos idiota de colocar seu dinheiro ganho com \\\"trabalho\\\" para disputar um cargo que nada lhe trará de resultado financeiro? se obtiver a resposta, e for convincente, REFORMO minha opinião, como os Ministros do STF, fizeram no julgamento do mensalão.

Tereza Reis bacharel em direito14/12/2012 11:01 Responder

É claro que existem muitas outras formas de qualificar um profissional sem um massacre dirigido como é a prova da OAB. Primeiro, para a devida lisura do exame deixar a administração do exame para o MEC. Em segundo, já que é para garantia do cidadão, avaliar também todos os advogados anteriores ao exame para verificar a efetiva eficiência na defesa do cidadão, ou em troca dessas avaliações, uma pós graduação, concluída em instituição idônea. Seria mais justo.

ULISSES sua profissão14/12/2012 11:30 Responder

VOLTOU TUDO DE NOVO A DISCURSÃO EM TORNO DA LEGALIDADE DO EXAME DA OAB. ACHO UM ABISURDO É EXISTIR ASSOCIAÇÃO DOS BACHAREIS EM DIREITO CONTRARIO AO EXAME. GENTE ESTUDEM AO INVES DE FICAR CHORANDO. QUANDO VOCES SE DISPUSERAM A FAZER O CURSO DE DIREITO, VOCES NÃO FORAM ENGANADOS, VOCES SABIAM, QUE PARA EXECER A ATIVIDADE DE ADVOGADO, DEVERIAM SE INSCREVER NA OAB E A CONDIÇÃO SINE QUA NON É EXATAMENTE SER APROVADO NO EXAME. VOCES NUNCA VÃO CONSEGUIR ACABAR COM ESTE EXAME QUE É EXTREMAMENTE NECESSARIO. . ESTÁ EM LEI FEDERAL O EXAME. VAI O MEU CONSOLO, PARA AQUELES QUE PASSARAM 5 ANOS NA FACULDADE SEM SE PREOCUPAR QUE SERIA AVALIADO PELA OAB, E DIGA-SE DE PASSAGEM, NO EXAME SÓ CAI EXATAMENTE O QUE FOI ENSINADO NO CURSO DE DIREITO, NADA DE ESTRANHO.

RAFAEL R A B U L A14/12/2012 11:35 Responder

O CUSTO 9MENSALIDADES E OUTRAS \\\"TAXAS\\\"0 DE UM CURSO DE DIREITO NUMA FACULDADE ENTRE OS ANOS 2007 A 2011, MONTARAM EM TORNO DE R$ 38.000,00; agora para prestar o exame da ordem na OAB, o cursinho já está em torno de R$ 5.000,00; isso se passar na 1ª e 2ª provas, senão irá retornar ao \\\"status quo ante\\\" e aí, serão mais R$ 5.000,00 ou mais (cada vez); até quando essa roubaheira irá perdurar?

Antonio bacharel14/12/2012 12:00 Responder

Senhores, a questão não é fazer ou não fazer o exame da OAB, e sim o argumento que a OAB defende que o exame é necessário para colocar profissionais habilitados para defender a população. Estamos vendo todos os dias nos jornais,televisão,revistas, os advogados que passaram no exame da OAB, envolvidos em vários crimes prejudicando a população, e ai esses são os habilitados, pela OAB. Defendo sim uma peneira nas faculdades de direito, uma prova anual, uma pós graduação, quem sabe assim teremos profissionais habilitados para exercer a profissão.

fausto Servidor Público14/12/2012 12:02 Responder

O exame de Ordem virou mercancia, porquanto, AOB vem ganhando muito com o exame , e ao lado proliferam os cursos, no meu entender afronta a economia da populçao. O exame de ordem deve ser da competência do ministério da Educação em colegiado paritário.

willian estudamte14/12/2012 12:18 Responder

Sabem de uma coisa, VÂO estudar, e cobre dos merdas que dão aula, das escoals, onde estudam as condições o conhecimento, a pratíca , e não fiquem no barzinho encheco o caso de ceja. quando vc escolhe esta merda de profissão sabia que tem uma PORRA de exme fudido para fazer, então mude e va fazer corte e custura, VÂO ESTUDAR bando de idiotas, e DIGAM que tambem a OAB deixa de graça o exame, então NÂO page peça a GRATUIDADE, se mem isto que se nosso direito vcs não pedem do que aidanta ser advogado, ou então BOICOTEMMMMMMMMM o exame , NÂO façammmmmmmmmmmmmmmmmm

Dr. Surpresa Advogado14/12/2012 13:20 Responder

faço minhas as palavras dos colegas, em especial a do WILLIAN, VÃO ESTUDAR!!! adorei. sair do buteco e enfrentar as aulas ninguém quer, mas passar finais de semana em seminários e palestras bancados por seus ricos pais que não sabem que a grana é muito bem investida em bebida e orgia, isso sim muitos fazem, parbenizo aqueles que tem a responsabilidade de estudar e passar no exame assim como eu. lembrando o que foi discutido pelo amigo ADENILTON, que revcorreu da nota do exame e ainda passou em outra prova, parabéns Dr por ter passado e pelo recurso,prova de que já vestiu a camisa de advogado, só precisa estudar um pouquinho mais, pois com certeza perdeu-se o objeto já que a base era a aprovação na OAB.

Cesar_C Advogado com Orgulho14/12/2012 13:30 Responder

Senhores, temos visto pela mídia, cirurgiões plásticos matando seus pacientes, prédios do Rio de Janeiro, explodindo por perícias mal-feitas, enfermeiros aplicando injeções de sopa em seus pacientes, ora, quanta hipocrisia falar em acabar com o exame da OAB, deveria sim o Ministério da Educação, ou nossos magníficos parlamentares que acabaram de criar o 15º salário, estender o exame de comprovação de curso, para todos os demais cursos superiores existentes no Brasil, pois eu vejo, que, somente aqueles que fazem um curso de direito deficitário é que reclamam do exame de ordem. Fico pensando, se não fosse o filtro do exame de ordem, quantos profissionais desqualificados estariam hoje com uma porta aberta a cata de clientes.

Malco sua profissão14/12/2012 14:22 Responder

O pessoal saiu do foco do artigo, que não é sobre a legalidade do exame, mas sobre a suposta manipulação deste a fim de arrecadar. Se prentendem ser advogados, seria bom focarem em aprender interpretaçao de texto, que é justamente o calcanhar de aquiles dos que fazem o exame. Li todos os comentários e entendi porque a maioria não consegue passar, falta de preparo mesmo, pois há dificuldade em extrair o cerne da questão. Eu passei no segundo exame, e não achei tão dificil assim, com um pouco de dedicação é possível passar sim. Outro ponto, se a OAB pretendesse só arrecadar, não seria mais fácil ter mais advogados, facilitando a insclusão nos quadros? Apenas coloquei meu ponto de vista objetivamente, não pretendo defender ninguém.

João sua profissão14/12/2012 16:27 Responder

Artigo digno que merece ser comentado. Realmente não há transparência alguma na correção da 2ª fase, a OAB é a instituição que mais arrecada no Brasil, e por conta de ser considerada \\\"impar\\\" não precisa prestar contas a ninguém e os Bachares ficamos a mercê da OAB. Não concordo que o exame seja abolido pois esse é o diferencial nosso como Advogado, porém deveria ter maior segurança aos estudantes que se aprovassem na 1ª fase, segurava a possibilidade de fazer a 2ª mais de uma vez. Esse Oswaldo Pinheiro assessor jurídico do Conselho Federal da OAB esta por fora ao falar a as Faculdades de Direito não preparam o aluno para advogar, todos nos nós sujeitamos a inúmeras provas de todas as meterias pertinentes à profissão nos cinco anos do curso, ele deve ser da época que não era preciso fazer o exame. E até onde uma prova avalia o conhecimento, aptidão técnica de alguém?

roubrdario diniz valerio advogado14/12/2012 18:35 Responder

Reclamar contra a provinha da OAB é um atestado de incompetência. Ao invés de ser contra o exame da OAB deveríamos exigir que as demais atividades superiores façam o mesmo. Os resultados apresentados pelos formandos em medicina, todos voluntários, tem sido apavorantes. Na Espanha, por ex, as Ordens e Conselhos estabelecem quantos serão credenciados a trabalhar por ano, nos EUA quem quiser ser fonoaudiólogo só tem duas oportunidades em exames. È para fazer reserva de mercado sim. Para que profissionais de nível superior não sejam obrigados a trabalhar por honorários aviltantes. Quem não quiser se submeter ao processo que monte um bar, para não repetir Casusa.

roubrdario diniz valerio advogado14/12/2012 18:39 Responder

EM TEMPO : essa conversa de que o mercado seleciona o bom profissional é de uma hipocrisia gritante. Até ele ser selecionado pelo \\\"mercado\\\" já arrebentou com a vida de muita gente. Exame para todas as categorias profissionais. Já!

mARCUS cERCATTO Advogado14/12/2012 19:21 Responder

O exame é necessário. O comércio de diplomas existe e é sabido. Até graduação on-line já existe. Já conheci novos colegas recém formados que não sabiam sequer como sustar um protesto. O mercado não seleciona ninguém, apenas desprestigia e difama a classe em função de uma mau profissional que a compõe. Todos pagam por ele.Que a OAB também \\\"Arrecada\\\" não se tem dúvida. Não é a toa que as eleições para as seccionais estão cada vez mais disputadas. Todo mundo quer \\\"administrar\\\" esses R$. O que precisa haver é um processo transparente, com planilha de custos do certame, e talvez até com acompanhamento do MP. E este exame de suficiência deveria ser extendido a todos as profissões liberais. Especialmente da área de saúde.

Norberto Advogado14/12/2012 19:59 Responder

Por que o bacharel tem que comprovar que sabe pelo menos um pouco sobre todas as áreas do direito para poder ter direito a carteira da OAB e a Srª Rosa Weber, quando sabatinada para ser ministra do STF, não soube responder algumas perguntas de direito penal, teve em sua defesa várias vozes dizendo que não é lógico ter que saber e responder sobre todas as áreas de direito, ou seja para ser Ministro do STF não precisa saber sobre todas as áreas do direito , agora quando se trata do bacharel, este é cobrado sem qualquer dó. É interessante esta lógica não é. Por que juízes estão ai lavrando as sentenças mais absurdas, demonstrando um desconhecimento grasso do direito e ninguém da OAB, questiona, ao contrário, faz é aconselhar a advogados revoltados com a falta de conhecimento destes juizes, que relevem e não falem nada, pois podem ser prejudicados e perseguidos em outras causas. O advogado tem que se sujeitar a juizes mediocres e ficar quieto. ou seja bater no lado mais fraco que é o dos bachareis é fácil, agora quando se trata de juizes e desembargadores ou ministros de tribunais superiores o conselho é se apequenar e aceitar isto como consequencias da profissão de Advogado. o medo de avaliar seriamente o trabalhos destes é impressionante, não se ve ninguem sugerir um exame de ordem para os magistrados, pois isto seria uma afronta.

Cesar_C Cesar_C Advogado com Orgulho 17/12/2012 12:56

Caro colega, para sua informação, para ser Ministro do STF não é necessário ser bacharel em Direito, está na Constituição, basta ter notável saber jurídico, penso eu que o colega deveria saber sobre isso.

Luiz Antonio Advogado15/12/2012 17:19 Responder

Sou contra o exame de ordem por que nenhum profissional que inicia sua carreira é um expert no campo em que atua... O normal é que ele adquira experiência praticando e para isso precisa trabalhar... O exame de ordem impede que o profissional comece a trabalhar desde já... Além disso, por comparação, se o médico, que cuida de vidas humanas, podendo causar a morte de um paciente, não tem que se submeter a um exame de ordem para atestar sua capacidade antes de começar a clinicar (mas tem que fazer residência), não vejo porque os advogados teriam que fazê-lo. Talvez fosse melhor instituir um estágio obrigatório junto ao Poder Judiciário (que certamente iria se beneficiar disso). A suposta insuficiência da preparação dos cursos de direito também é uma falácia, pois o MEC tem sistematicamente eliminado cursos ruins.

gildagilda@hotmail.com advogada16/12/2012 6:22 Responder

Continuo batendo na mesma tecla. NÃO SE INSCREVAM BANDO DE OTÁRIOS!!!!!!! Reclamam, reclamam, mas amanhã estão todos lá fazendo a droga da prova. O mal dessa classe é o individualismo. E a OAB sabe disso e vai continuar bota prá quebrar em cima dos bacharéis, pq ela sabe que jamais haverá essa coesão entre vocês.

Willy Professora16/12/2012 15:33 Responder

Depois de ler o artigo acima sobre a manipulação e arrecadação absurda de money, gostaria de saber pra onde vai esse dinheiro e o que é feito e quem se dá bem nesse negócio. Eta Brasil.... Podemos crer que um dia esse país vai mudar....

LUIS - ADVOGADO ADVOGADO17/12/2012 16:01 Responder

Prezados (indignados) Compartilho da revolta de todos vocês, mais não posso ser conivente com a falta de objetivo, é como o colega acima disse nos dias de aula os barzinhos ficam lotados eu presenciei isso quando esta cursando e tambem frequentei esses barzinhos sei que é muito bom mais infelismente no final a cobrança é grande. Eu fiz exame de Ordem e passei foi facil não, eu me privei de muitas coisas e me dediquei muito pra vencer dessa forma basta que se esforcem mais e com certeza a vitoria vai vir, esqueçam esse negocio de manipulação vocês nãoe stão concorrendo com ninguem a uma vaga pois, se passam todos os inscritos a OAB vai entregar a carteira sem exceção. Dessa forma estudem e veçam esse exame que não é nenhum bicho papão se realmente estudaram e tem conhecimento vai vencer. ABRAÇOS A TODOS E BOA SORTE... CONFIANÇA SEMPRE.

Allan Maccartney Funcionário Público27/12/2012 13:44 Responder

Caso concreto! Como estagiário em uma das varas de família da capital paraense, tive a oportunidade de presenciar um fato que me chamou atenção. Tratou-se de uma manifestação que a advogada foi instada a fazer e, pasmem, ela simplesmente disse que não sabia. Que vergonha! É esse tipo de profissional que o exame da OAB habilita?

Conheça os produtos da Jurid