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Fonte: Maicon Rodrigo Tauchert

A necessidade de uma formação no bacharelado em direito mais ampla para o exercício dos métodos não adversariais na resolução de conflitos

O fato de o ensino de Direito no Brasil ser dado de forma fragmentada - assim como em todo sistema educacional - faz com que entrem no mercado de trabalho bacharéis recém formados sem uma visão integradora do Direito. Potencializando assim a ideia de que o acesso á Justiça se dá somente nos fóruns e tribunais, esquecendo-se do acesso diário aos Direitos fundamentais e deixando de lado também as formas não adversariais de resolução de conflitos. O presente artigo pretende mostrar a importância de um currículo mais amplo e menos técnico do curso de Direito no Brasil para o exercício de soluções extrajudiciais de contendas e o descongestionamento do sistema judiciário no Brasil

Introdução Quando se fala em acesso à Justiça no Brasil é comum lembrar se apenas da Justiça existente nos fóruns e tribunais, uma justiça obtida através do litígio, onde cabe ao magistrado impor uma paz romana, uma paz imposta pela autoridade e pelo medo de maiores represálias. Isso tem acontecido devido a um sistema educacional construído para servir de ferramenta para manutenção de uma organização social hierarquista, e não de conquista da autonomia do indivíduo, que busca distanciar as ...

Palavras-chave: Formação; Bacharelado em Direito; Resolução de Conflitos