Autor de bullying vai limpar a escola

Adolescente de 13 anos irá limpar escola e lavar louça da merenda escolar. Família também terá que devolver R$ 500,00 para vítima em Campo Grande

Fonte: G1

Comentários: (3)




O promotor de Campo Grande, Sérgio Harfouche, da 27ª Vara da Infância e da Adolescência, determinou que o adolescente de 13 anos que foi flagrado extorquindo um colega de escola, vai ser punido com 'castigo': ele terá que cumprir tarefas na escola, como limpeza de pátios e lavar louça da merenda escolar, além de participar de curso de orientação contra bullying. A penalidade será aplicada a partir de segunda-feira (30).


O “castigo” foi aplicado no lugar de medida sócio-educativa, uma alternativa que já tem histórico em outras escolas de Campo Grande, em projeto da promotoria. “Se fosse para a Unei, ele vira bandido”, disse Harfouche. “É uma escola de marginal, institucionalizada no Brasil inteiro; infelizmente não tem perfil de educação”, referindo-se à Unidade Educacional de Internação.


Harfouche resolveu aplicar este tipo de penalidade o pois o garoto não tinha qualquer antecedente na Justiça. Nestes três meses de penalidade, caso seja flagrado em outra situação irregular, irá responder pelo ato infracional da extorsão, sendo punido com internação na Unei. "Estou dando a oportunidade para que ele mostre se é indisciplinado ou infrator".


Além da punição, a mãe do garoto terá que entregar R$ 500,00 à vítima, montante médio calculado que o garoto, também de 13 anos, teria pago para evitar ser agredido na escola. Nenhum dos garotos estuda mais na instituição em que o caso aconteceu, mas a punição será cumprida lá, como forma de alerta as outros estudantes.


A Polícia Civil investiga outros dois adolescentes que também estariam extorquindo o colega. Na próxima semana, Harfouche irá conversar com o garoto que foi vítima de bullying, para acompanhamento.

Palavras-chave: Bullying; Promotor; Punição; Limpeza; Escola; Ressarcimento

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/autor-de-bullying-vai-limpar-a-escola

3 Comentários

ORLANDINO NETO Aposentado/Academico em Direito.28/05/2011 8:44 Responder

Parabéns ao Promotor Sérgio Harfouche que trocou a medida sócio educativa pela limpesa da cantina da escola, só assim os \\\"engraçadinhos\\\" sentirão na pele o que é humilhar os mais fracos, pois agora estes terão o prazer de ver seus algozes lavando os pratos usados pelos colegas. Se todos Juízes e Promotores agirem dessa forma algo será mudado, pois hoje os alunos perderam a noção de respeito aos professores e escola, pois infelismente não podem nem mesmo ser chamados a atenção por nada. Esses algozes maleducados são donos da verdade. Só mesmo com ordem Judicial esses casos serão definitivamente corrigidos. Que doa também no bolso de seus pais...PARABÉNS MAIS UMA VEZ.

ANDRE MANSUR ADVOGADO28/05/2011 23:07 Responder

Não há dúvida de que é uma excelente idéia, mas para os casos clássicos de assédio moral nas escolas. Todavia, no caso em tela, temo que, cobrar proteção de alguém seja um comportamento típico da máfia dos anos 30, em Chicago e, ao meu modesto ver, mereceria uma punição mais contundente, visto que tal conduta (que já é criminosa), pode evoluir para algo mais \\\"pesado\\\" !

Bianca Abrahao Advogado31/05/2011 16:16 Responder

Parabenizo a conduta do ilustre Promotor ao aplicar uma verdadeira medida socio educativa, a qual, s.m.j. surtirá melhores efeitos que internação, neste caso.

Conheça os produtos da Jurid