Audiência deve determinar hoje se Lindemberg irá a júri popular

Eloá Pimentel, 15, que foi baleada na cabeça após ficar mais de cem horas rendida pelo ex-namorado em Santo André, na Grande SP

Fonte: Folha Online

Comentários: (1)




Acontece nesta sexta-feira a nova audiência de instrução que vai determinar se Lindemberg Alves Fernandes irá a júri popular pelo assassinato de sua ex-namorada Eloá Pimentel, em 2008. A audiência acontecerá no fórum de Santo André (Grande São Paulo).


Uma outra audiência já tinha determinado que ele iria a júri, mas o STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu anular a fase de instrução do processo, considerando haver falhas de procedimento que comprometeram o direto à ampla defesa.


O júri popular de Lindemberg havia sido marcado para 21 de fevereiro, mas o processo voltou à fase de audiências. Nesta sexta, serão ouvidas cinco testemunhas de acusação. Após todas as audiências, a Justiça deverá decidir novamente se o acusado irá ou não enfrentar o júri popular.


A defesa sustenta a tese de que o tiro que matou a jovem --de 15 anos-- partiu de policiais e pede para ter direito a contestar as provas, bem como um novo interrogatório de testemunhas. A análise do recurso no STJ resultou em empate, o que favoreceu o pedido da defesa.


Lindemberg está preso na penitenciária de Tremembé (147 km de São Paulo) e responde pelos crimes de homicídio qualificado (motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima), tentativa de homicídio (contra Nayara Rodrigues, amiga de Eloá e que também foi rendida e contra o sargento Atos Valeriano), cárcere privado e disparo de arma de fogo.


Crime


O crime ocorreu em um conjunto habitacional do Jardim Santo André, em Santo André. Segundo a acusação, Lindemberg não se conformava com o fim do relacionamento com Eloá.


Na ocasião, a adolescente estava em companhia de três amigos --dois garotos liberados no mesmo dia e de Nayara que, apesar de ter sido libertada 33 horas depois, retornou ao apartamento no dia 16 de outubro.


No desfecho do caso, após Eloá ser mantida em cárcere por cerca de cem horas, a polícia invadiu o apartamento, alegando ter ouvido um tiro de dentro do imóvel e porque o comportamento de Lindemberg naquele dia estava bastante agressivo.

Palavras-chave: Relacionamento; Crime; Júr popular; Homicídio; Eloá

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/audiencia-deve-determinar-hoje-se-lindemberg-ira-a-juri-popular

1 Comentários

Adevaldo G.Pereira estágiario de direito12/03/2011 16:55 Responder

Deveria os proprios magistrados fazer o julgamento, com base no conhecimento do direito,ao invéz de júri popular!

Conheça os produtos da Jurid