Assédio sexual nas empresas ainda é uma realidade persistente

Profissionais ainda possuem dificuldade de entender quais são os momentos que são classificados como assédio sexual.

Fonte: Marcio Silva

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Mesmo em uma sociedade cada vez mais consciente, muitos homens ainda possuem dificuldade em entender o que constitui os momentos classificados como assédio sexual. Este tipo de comportamento acaba resultando em abordagens inadequadas a colegas de trabalho. Nesse contexto, a série de três curtas-metragens intitulados "Novo CEO", "Placar" e "Cálice Delete", traz à tona a persistência da importunação no ambiente profissional.


Nem todos os abusadores têm o mesmo perfil psicológico. Nos filmes dois perfis são mostrados, o perfil “discreto” que é quando o agressor possui atitudes mais sutis no abuso sexual fazendo comentários pessoalmente ou nas redes sociais da vítima, além de também busca trocar olhares maliciosos. Neste caso ele não julga estar praticando nenhum crime. E o perfil “canalha” que utiliza de carícias e aproximações mais pesadas tocando as partes sexuais da vítima. Neste caso, muitas vezes é a vítima que não se vê violentada, mas ele está consciente que esta cometendo um crime e mesmo assim o reproduz.


Ambos os perfis, muitas vezes iniciam suas abordagens pelas redes sociais enviando mensagens impróprias através das DMs (Mensagem Direta” do inglês Direct Message, é um modo privado de comunicação entre os usuários das redes sociais). Neste contexto o agressor se vê à vontade em comentar fotos onde o corpo da vítima esta mais exposto, como um momento na piscina, praia ou academia que são ambientes onde geralmente as mulheres usam roupas curtas. Fazem comentários sexistas que podem evoluir para a própria vítima pessoalmente.


Os filmes retratam o ambiente de uma empresa e destacam o personagem Bento, interpretado por Marcio Silva, um gerente que pratica abusos contra suas funcionárias, que por medo ou outras circunstâncias, não o denunciam. Marcio Silva, além de interpretar o personagem Bento, também assina um dos roteiros, o "Novo CEO", sendo este seu primeiro trabalho como autor.


Ele compartilha alguns dos desafios que enfrentou ao criar o personagem: "Eu criei Bento inspirado nos canalhas com quem já trabalhei. Muitos abusadores praticam o assédio sem que suas atitudes sejam percebidas como tal. Quis retratar essa faceta e mostrar a complexidade do assédio sexual no ambiente profissional". A série de curtas-metragens oferece uma oportunidade para a conscientização sobre o assédio sexual no ambiente profissional. Por meio de narrativas envolventes e performances marcantes, os filmes exploram as complexidades dessa questão e promovem a reflexão sobre o impacto devastador do assédio no bem-estar e na dignidade das vítimas.


É fundamental que a sociedade se una para combater esse tipo de atitude, apoiar as vítimas e promover mudanças nas políticas e nas atitudes empresariais. Somente por meio do esforço conjunto poderemos construir um futuro de trabalho mais seguro, respeitoso e livre de assédio sexual.


Os três curtas-metragens estão disponíveis YouTube,

Novo CEO (https://youtu.be/r__LtGxlXGQ)

Placar (https://youtu.be/uBr-ZpIk9UE)

Palavras-chave: Assédio Sexual Empresas Realidade Persistente Dificuldade Entendimento

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/assedio-sexual-nas-empresas-ainda-e-uma-realidade-persistente

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid