As consequências do recurso do mensalão

Se Supremo rejeitar, 22 condenados poderão ser presos ainda este ano

Fonte: G1

Comentários: (1)




O Supremo Tribunal Federal (STF) discute nesta quarta-feira (10) se são cabíveis os embargos infringentes, tipo de recurso para condenados que obtiveram ao menos quatro votos favoráveis e que pode levar a um novo julgamento no processo do mensalão. Saiba o que pode acontecer com os envolvidos no processo caso o tribunal aceite o recurso e caso não aceite.

EMBARGOS INFRINGENTES CABÍVEIS


Cenário 1


- Plenário aceita os embargos infringentes para autorizar novo julgamento para 12 réus. - No caso dos outros 10 (só 22 dos 25 condenados terão penas de prisão, três tiveram punições convertidas em prestação de serviços), o Supremo não discute sobre prisão e segue o entendimento tomado no caso do deputado Natan Donadon. Na ocasião, o tribunal esperou a publicação do julgamento dos embargos de declaração no "Diário de Justiça Eletrônico" - que levou três meses - e deixou que Donadon apresentasse segundos embargos de declaração. Depois que o recurso foi protocolado, a relatora do caso Donadon, ministra Cármen Lúcia, preparou o voto e levou ao plenário em três meses. O tribunal considerou o recurso protelatório e determinou a prisão do parlamentar.


Cenário 2


- Plenário aceita os embargos infringentes para autorizar novo julgamento para 12 réus.


- O presidente do STF e relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, diz que no caso dos outros 10 réus não cabem novos embargos declaratórios e vota pela prisão deles - entre os 10 estariam o deputado Valdemar Costa Neto e o ex-deputado Roberto Jefferson, delator do esquema do mensalão. Plenário rejeita e decide esperar os segundos embargos, assim como ocorreu com Donadon.


Cenário 3:


- Plenário aceita os embargos infringentes para autorizar novo julgamento para 12 réus.


- Barbosa pede a prisão dos 10 que não podem entrar com infringentes. Plenário aceita e são expedidos os 10 mandados de prisão. Valdemar Costa Neto e Roberto Jefferson são presos.


EMBARGOS INFRINGENTES INVÁLIDOS


Cenário 1


- Plenário decide que embargos infringentes não cabem.


- O Supremo não discute sobre prisão dos condenados e segue o entendimento tomado no caso Donadon, aguardando os segundos embargos de declaração.


Cenário 2


- Plenário decide que embargos infringentes não cabem.


- Barbosa afirma que não cabem segundos embargos de declaração e resolve pedir a prisão de 22 dos 25 condenados. Plenário rejeita e decide manter o entendimento do caso Donadon.


Cenário 3


- Plenário decide que embargos infringentes não cabem.

Palavras-chave: Consequências Embargos Processo Mensalão STF

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/as-consequencias-do-recurso-do-mensalao

1 Comentários

lucara administrador12/09/2013 18:47 Responder

A pizza esta sendo preparada pelos Ministros do PT. Vai ter para todos os gostos.

Conheça os produtos da Jurid