Agente da RF é condenada por ocultar processos sobre ação fiscal contra Globo

Ex-funcionária é acusada de ocultar documentos públicos oriundos do processo administrativo sobre ação fiscal contra a Globo, cujo valor ultrapassa R$ 600 mi

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (4)




O juiz Federal Fabrício Antonio Soares, da 3ª vara Criminal do RJ, condenou uma ex-agente administrativa da RF a 4 anos e 11 meses de prisão. A decisão refere-se à ação ajuizada pelo MPF, em que a ex-funcionária é acusada de ocultar documentos públicos oriundos do processo administrativo sobre ação fiscal contra a Globo, cujo valor ultrapassa R$ 600 mi.


A ex-funcionária também é acusada de inserir dados falsos no sistema informatizado da RF, que culminaram na extinção fraudulenta dos créditos tributários a serem pagos pelas empresas Mundial S/A e pela Forjas Brasileiras S/A, e na ocultação da localização da P&P Porciúncula, ocasionando danos à Administração Pública.


Segundo a denúncia, mesmo estando em período de férias, a servidora compareceu ao setor processual da RF no dia 2/1/07. Na ocasião, as câmeras de segurança do local flagraram a então funcionária entrando com uma bolsa e voltando com os processos, no mesmo dia em que sumiram os autos físicos.


Aos analisar o caso, o magistrado verificou que o "conjunto das provas é mais do que suficiente ao convencimento da autoria, não havendo no caso concreto dúvida de que a ré suprimiu os procedimentos administrativos".


Fabrício Soares explicou que o fato de a ré ter sido condenada "por crime praticado contra Administração Pública, com violação dos deveres de lealdade e em afronta aos postulados da moralidade e probidade administrativas, bem porque a conduta perpetrada desonra a função ocupada e a torna indigna para o seu exercício, e ainda porque condenada à pena que, em muito, superou o patamar de um ano de que trata o art. 92, I-A, do Código Penal, a perda do cargo público é medida imperativa".


Decretou, então, a perda do cargo público, com efeitos retroativos a janeiro de 2006, data do primeiro crime. A ré pode recorrer em liberdade


Nota


Em nota, a Globo afirmou que não tinha conhecimento da ocultação de documentos e dos motivos que levaram a servidora a realizá-la: "A Globo Comunicação e Participações esclarece que soube, apenas neste dia 09/07, que uma funcionária da Receita Federal foi processada e condenada criminalmente pelo extravio do processo. A Globo Comunicação e Participações não é parte no processo, não conhece a funcionária e não sabe qual foi sua motivação".


Processo nº 0806856-31.2007.4.02.5101

Palavras-chave: Agente Globo Acusada Ocultar Documentos Públicos Processo

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/agente-da-rf-e-condenada-por-ocultar-processos-sobre-acao-fiscal-contra-globo

4 Comentários

MARCELO DA SILVA MONTEIRO APOSENTADO18/07/2013 20:13 Responder

A Globo só não conhece do que não lhe interessa!

Ariovaldo Cabreira Advogado18/07/2013 20:46 Responder

Tudo a ver!

Jader de Souza Santos Junior T?cnico Judici?rio18/07/2013 22:52 Responder

Igual ao Lula, eu não sabia de nada KKKKKKKKKKKKKKK

Ramalho Estudante de Direito19/07/2013 11:52 Responder

Claro que a globo não sabia, eu também não sabia, entrevistei os moradores de minha rua e ninguém sabia, com certeza a má servidora pública deve gostar muito de novela.

Conheça os produtos da Jurid