Admitida reclamação que discute legalidade de tarifas bancárias

É ilegítima a cobrança de tarifas bancárias decorrentes de serviços prestados por banco

Fonte: STJ

Comentários: (1)




A ministra Isabel Gallotti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), admitiu o processamento de reclamação com pedido de liminar contra decisão de juizado especial de São Paulo, por constatar divergência com o entendimento consolidado na Corte Superior a respeito de cobrança de tarifas em razão de serviços administrativos prestados por instituições financeiras.


O Colégio Recursal da 14ª Circunscrição Judiciária de Barretos (SP) entendeu ser ilegítima a cobrança de tarifas bancárias decorrentes de serviços prestados pelo Banco Fibra S/A.


Jurisprudência pacífica


Contra o acórdão proferido, foi ajuizada reclamação no STJ. Na peça, o Banco Fibra alega que a decisão tomada pelo colégio recursal difere da orientação jurisprudencial do STJ.


A ministra relatora confirmou a divergência de entendimento e observou que “a pretensão do reclamante encontra respaldo na pacífica jurisprudência desta Corte, especificamente no que tange à legalidade da cobrança de tarifas administrativas para abertura de crédito e emissão de carnê/boleto”.

Palavras-chave: reclamação tarifas cobrança bancos serviços

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/admitida-reclamacao-que-discute-legalidade-de-tarifas-bancarias

1 Comentários

Jader de Souza Santos Junior Técnico Juriciário - Contador08/08/2013 12:45 Responder

Agora é preciso que haja um julgamento justo uma vez que aplicada destas malfadadas distorcem a real. remuneração dos serviços, pois o juros que são utilizados nas propagandas não são os CET e sim os juros normais, levando o consumidor a erro, na hora da contratação e mais não e justo que seja financiado ao consumidor um custo operacional da financeira e da revendendora, bem com os impostos. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=538380412883818

Conheça os produtos da Jurid