1º Núcleo de Justiça 4.0 determina pagamento de pensão por morte a viúvo que comprovou união estável

Decisão é da juíza federal Adriana Delboni Taricco

Fonte: TRF3

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

O 1º Núcleo de Justiça 4.0 da 3ª Região determinou a concessão de pensão por morte a um homem de 75 anos de idade que viveu em união estável por 40 anos com uma segurada do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A decisão, do dia 6 de fevereiro, é da juíza federal Adriana Delboni Taricco.


“Há elementos que comprovam a convivência pública, contínua e duradoura do autor com a segurada, no sentido de constituir família, demonstrando, portanto, a existência da união estável e a dependência econômica”, afirmou a magistrada.


Para provar o vínculo, o viúvo apresentou correspondências em nome dele e da mulher direcionadas ao mesmo endereço, em Itapecerica da Serra/SP; a certidão de óbito na qual ele informou que vivia em união estável; e fotos do casal. As provas materiais foram corroboradas por depoimentos de pessoas conhecidas.


A pensão deverá ser concedida desde a data da morte, em outubro de 2022, e terá caráter vitalício. Foi estabelecido o prazo de 15 dias úteis para o INSS instituir o benefício, a partir da intimação, sob pena de multa diária de R$ 100, até o limite de R$ 2 mil.


Recentemente lançado, o Sistema Núcleo de Justiça 4.0 da 3ª Região é composto por três unidades que atuam em rede, de forma 100% digital, e recebem processos dos Juizados Especiais Federais dos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.


Procedimento do Juizado Especial Cível 5003268-46.2023.4.03.6306

Palavras-chave: Pagamento Pensão por Morte Viúvo Comprovção União Estável

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/1o-nucleo-de-justica-40-determina-pagamento-de-pensao-por-morte-a-viuvo-que-comprovou-uniao-estavel

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid