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Fonte: Maria Eduarda Scarpi e Ana Paula de Oliveira Moraes

Responsabilidade Civil dos Influenciadores Digitais diante das relações de consumo

A pesquisa tem como enfoque esclarecer os principais pontos acerca da responsabilidade civil dos influenciadores digitais, especialmente no que tange a sua participação no marketing de mercadorias e serviços, que em razão da sua superexposição, pode ser configurada em uma publicidade ilícita. O presente artigo tem por justificativa a contemporaneidade da problemática relacionada a publicidade dos influenciadores digitais na internet, especialmente ao seu analisar sob o prisma da responsabilidade civil sobre as publicidades ilícitas e enganosas que conduzem o seguidor/consumidor à compra de um bem ou serviço vicioso. Essa prática abusiva põe a prova a aplicação do Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor para punir possíveis violações de ordem pública que o consumidor pode vir a sofrer. Assim, a leitura do presente artigo trará uma maior compreensão sobre a atuação dos influenciadores digitais, apresentando um panorama geral a respeito do limite entre o marketing consciente e a publicidade ilícita.

1 INTRODUÇÃOO assunto a ser tratado na presente pesquisa detêm relação com a intervenção que os influenciadores digitais possuem na vida das pessoas que lhes seguem. Esses famosos que integram a base econômica das redes sociais, são conhecidas por algum tipo de trabalho que recebeu destaque na internet, fazendo com que milhares de pessoas queiram saber sobre sua rotina, as roupas que utilizam, os lugares que frequentam e os produtos que compram, acarretando, desta forma, na ascensão das ...

Palavras-chave: CDC CC Responsabilidade Civil Redes Sociais Influenciadores Digitais Publicidade