Marketing na prática: área atrai cada vez mais advogados

Tema é tão relevante que será foco de curso da AHK Paraná em 27 de abril.

Fonte: Enviado por Josi Quevedo

Comentários: (0)




O marketing no ambiente jurídico está em franca expansão no Brasil. Tanto que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) atualizou e flexibilizou, pelo provimento N. 205/2021, algumas regras do seu Código de Ética para que os advogados possam colocar em prática estratégias de comunicação com base no marketing de forma mais direcionada.


A especialista em marketing e neuromarketing, professora da UFPR e consultora da Smartcom Inteligência em Comunicação, Shirlei Camargo vai falar do assunto, no dia 27 de abril, no curso “Marketing Jurídico: Saiba como usar as estratégias de ouro” para os associados da Câmara Brasil-Alemanha do Paraná (AHK Paraná), em Curitiba. Para ela, há uma tendência a, finalmente, desmistificar a aplicação de estratégias de marketing, especialmente no segmento jurídico.


“Advogados, contadores, engenheiros, entre outros profissionais estão aproveitando a relevância do marketing e descobrindo as vantagens de sua aplicação nos negócios”, destaca a especialista, sem esquecer os limites que há em cada profissão na hora de fazer propaganda.


Contudo, a profissional destaca que o marketing não serve somente para fazer propaganda voltada para vendas, mas também está relacionado a diferentes estratégias que vão desde criar consciência e informação, até mesmo consolidar relacionamentos e posicionamento de uma marca, no caso, a marca pessoal do profissional.


“É interessante pensar em como os profissionais liberais estão se apropriando da área para aprimorar a apresentação de seus serviços de uma forma mais palatável ao público. Então, cada área está se adequando e evoluindo junto com o marketing para que o profissional tenha um bom resultado perante seus clientes”, explica Shirlei.


Valorização do marketing demonstra competição crescente de mercado


O marketing é acionado justamente para que uma marca, serviço, empresa ou até mesmo uma pessoa tenha mais visibilidade perante o público. E a especialista atribui essa necessidade de profissões mais clássicas precisarem da ferramenta a um mercado cada vez mais competitivo.


“Há uma concorrência que aumentou muito com a quantidade de profissionais que saem formados das faculdades. Então, eles precisam se diferenciar perante os outros. E, nesse caso, se aplica muito bem aquela conhecida frase: ‘não basta ser, tem que parecer’. Para os profissionais da contemporaneidade é a mesma coisa: não basta ser um bom profissional, tem que parecer um bom profissional e as outras pessoas precisam saber que ele é um bom profissional”, compara ela, lembrando que vivemos numa era de redes sociais em que todos estão divulgando seus produtos e serviços.


E ela frisa: “Isso tem que ser feito de uma maneira correta e bem orientada para obter bons resultados, por isso também a necessidade de ser informar com quem entende do assunto.”


Confira dicas para começar a utilizar o marketing em sua profissão:


- Antes de tudo, verifique o Código de Ética de sua categoria ou classe profissional e entenda as regras


- Busque estratégias que enfoquem o seu desenvolvimento profissional


- Dimensione como quer ser conhecido e reconhecido no mercado


- Direcione postagens e conteúdos nas redes sociais de acordo com um planejamento de imagem que quer construir


Quem quiser se aprofundar mais sobre estratégias de marketing e neuromarketing, pode participar do evento da AHK Paraná ou ainda contatar a especialista para uma consultoria.


“Dar um upgrade na carreira também envolve posicionar a sua marca e imagem, o que envolve o marketing”, finaliza Shirlei.


DATA, HORÁRIO E LOCAL


Quinta-feira, 27 de abril de 2023, das 8h30 às 11h00


8h30 às 9h00 - Welcome Coffee


9h00 às 11h00 – Curso


Local: Auditório do Edifício Centro Cívico Office


Av. Cândido de Abreu, 70 - Centro Cívico - Curitiba - PR –


Estacionamento no local por conta do participante


INSCRIÇÕES


Email: ahkparana@ahkbrasil.com


Valor do investimento: R$120,00


Sobre a Professora Shirlei Camargo – Reconhecida pela excelência acadêmica e atuação no mercado profissional, a Professora Shirlei Camargo conta com habilidades que a diferenciam ao aliar conhecimentos da ciência do marketing e empreendedorismo. É mestre e doutora em Marketing pela UFPR, com formação em Design e especialização na FAE Business School. Também atua como palestrante e consultora, estabelecendo pontes entre as mais diversas abordagens para o mercado consumidor. Atualmente, ministra aulas junto aos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UFPR, faz mestrado em Neuromarketing na Escuela Superior de Comunicación y Marketing (ESCO), da Espanha, e foi professora do Centro Universitário Internacional (Uninter). Publica artigos científicos e para imprensa e, entre seus trabalhos acadêmicos, foi premiada pela Emerald Literati Awards de 2019. É coautora dos livros “Introdução ao Neuromarketing: desvendando o cérebro do consumidor”, “O cidadão é rei!: marketing e atendimento em serviços públicos” e  “Varejo Digital 5.0”, ambos de 2022. Já passou por empresas como grupo Boticário (previsão de vendas) e Record Internacional (ministrando treinamentos).

Palavras-chave: Marketing Prática Tema Relevante Atenção Advogados

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/marketing-na-pratica-area-atrai-cada-vez-mais-advogados

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid