Sobre sanear a vida e o processo

Por Paulo Schwartzman.

Fonte: Paulo Schwartzman

Comentários: (0)




Olá leitores, tudo bem? Nessa semana eu pensei muito sobre a questão do parar. Parar um pouco e tentar entender melhor o que se passa ao nosso redor.

Nesse sentido, pensei em uma metáfora que pode ser interessante para compartilhar. Em sendo um entusiasta da área do processo civil, achei interessante ponderar esses momentos de catarse como uma espécie de “saneamento do processo” que fazemos em nossas vidas.

Ora, o que é desapegar de um hábito ruim senão uma extinção do processo que não tem condição de ir em frente? Realmente as duas hipóteses se assemelham, uma vez que às vezes faltam condições mínimas para a gente agir em um determinado sentido, assim como alguns processos carecem das condições de ação.

Em outros momentos, notamos que existem projetos que há muito estão parados, mas que podem ter, de uma forma ou de outra, uma resolução. Nesse ponto o CPC permite o julgamento antecipado do mérito quando não houver necessidade de novas provas.

O que podemos extrair dessa previsão legal? Creio que possa ser algo como: se um determinado plano que nós temos não depende de mais nenhum ato externo, conseguimos então colocá-lo em prática e resolver a questão.

O Código de Processo Civil vai além, ele nos conta que mesmo quando não somos capazes de resolver a situação como um todo, acaso consigamos resolvê-la parcialmente devemos fazê-lo. Se alcançarmos esse nível de clareza mental na hora de lidarmos com nossos problemas imagino que o mundo poderá ser mais fácil de ser navegado.

Por fim, existem situações nas quais o que devemos fazer é simplesmente “matar a bola” e colocá-la no chão, simplesmente entendendo quais são os “nós” em determinado assunto. É isso que podemos extrair, pelo menos uma das nuances, da importância de se fixar os pontos controvertidos.

Uma vez que saibamos exatamente com o que lidamos ficará mais tranquilo o nosso caminhar. Além disso, por motivo de barulho mental ou simplesmente falta de tempo, em alguns casos nós não conseguimos entender a situação da maneira correta, motivo pelo qual essa “parada para sanear” pode ajudar no que tange a entender os reais desafios do momento.

Sei que, após a escrita dessa coluna eu fiz uma bela pausa de 3 horas. Já adianto que foram 3 horas bem vividas e com muitos insights interessantes. Não por outro motivo faço a seguinte indagação: e você caro leitor? Já parou pra sanear sua vida hoje?


Paulo Schwartzman

Paulo Schwartzman

Paulo Schwartzman é “Mestrando em Estudos Brasileiros no IEB/USP. Revisor na Revista Brasileira de Meio Ambiente (ISSN 2595-4431). Já trabalhou em diversas instituições públicas e privadas do sistema de Justiça, como em escritórios de advocacia e Defensoria Pública. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo com a tese de láurea - Do tempo e da confiança na Justiça: Um mecanismo que permite a execução das multas fixadas em decisão judicial não final, bem como soluciona o problema de seu destinatário em caso de não procedência da ação - (2015). Pós-graduado em Direito Civil pela LFG (Anhanguera/UNIDERP) (2017) com o artigo científico - Negócio jurídico processual: Uma análise sob a perspectiva dos planos da existência, validade e eficácia; possui também pós-graduação em Direito Constitucional com ênfase em Direitos Fundamentais (Faculdade CERS) (2021) e pós-graduação em Direitos Humanos pela mesma instituição (Faculdade CERS) (2021). Pós-graduado em Direito, Tecnologia e Inovação com ênfase em direito processual, negociação e arbitragem pelo Instituto New Law (Grupo Uniftec) (2021). Assistente Judiciário no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, com lotação no gabinete da magistrada Edna Kyoko Kano desde 2016. Previamente, laborou como Escrevente Técnico Judiciário no mesmo Tribunal. Avaliador e mediador de diversos trabalhos de pré-iniciação científica no Programa Cientista Aprendiz - Colégio Dante Alighieri (2016, 2018, 2019. 2020 e 2021). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: celeridade, direito e tecnologia, negócio jurídico processual, planos dos negócios jurídicos (escada ponteana), astreintes. Adepto da interdisciplinaridade, possui como cerne de sua pesquisa uma abordagem holística de temas atuais envolvendo o Brasil, o sistema jurídico e o ensino.” Link: http://lattes.cnpq.br/6042804449064566


Palavras-chave: Sanear Vida Processo CPC/15

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/direito-com-paulo/sobre-sanear-a-vida-e-o-processo

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid