Aplicação da arbitragem nos dissídios individuais de trabalho é defendido em publicação especializada (Bruno Freire Advogados)

Aplicação da arbitragem nos dissídios individuais de trabalho é defendido em publicação especializada.

Fonte: Enviado por Rebeca Torres

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

A mais recente edição da Revista de Direito do Trabalho e Seguridade Social contém trabalho que explica a aplicação da arbitragem nos dissídios individuais. A autoria do estudo é do professor e advogado Bruno Freire e Silva e de Ciro Rangel de Azevedo (*). Na introdução é destacado que a opção pelo método da arbitragem, para ser válida, impõe a observância de alguns requisitos legais como


resultar do livre exercício da autonomia privada dos interessados, em atenção ao princípio do consensualismo; e versar apenas e tão somente sobre direitos patrimoniais disponíveis.


- A proposta defendida atua diretamente sobre algumas das mais relevantes controvérsias emergentes de contratos individuais de trabalho, explica o professor da UERJ Bruno Freire e Silva.


“Tradicionalmente se compreende que empregado e empregador não se encontram em condições de equivalência negocial, sendo o empregado um ator vulnerável e hipossuficiente nesse tipo de ambiente contratual. Tal circunstância levaria à conclusão de que


não haveria uma autonomia negocial plena do empregado para que possa livremente consentir com a convenção de arbitragem. Além desse aspecto, prevalece no Direito do Trabalho os princípios da indisponibilidade e irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas, preceitos estes que, segundo parte da doutrina, poderiam levar à conclusão de que a escolha pelo juízo arbitral consubstanciaria em suas violações”, escreveu.


Mas, para ele e Ciro Rangel de Azevedo, não existe obstáculo legal à adoção da arbitragem em dissídios individuais de trabalho, desde que observadas as exigências estipuladas no Art. 507-A da CLT e que estejam presentes determinadas circunstâncias negociais que permitam depreender a boa-fé das partes e o merecimento de tutela dos interesses em jogo, por meio de um método alternativo.


No estudo são mostradas em detalhes a fundamentação legal, interpretações divergentes, como utilizar o instituto e as vantagens da opção pela arbitragem.


De acordo com Bruno Freire e Silva há determinadas situações jurídicas dentro do vasto ambiente das relações individuais de trabalho que não podem ser irrefletidamente taxadas como eivadas de vícios capazes de macular uma livre e consciente escolha do empregado.


(*) Os autores do trabalho são Bruno Freire e Silva e Ciro Rangel de Azevedo. O primeiro é Doutor e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Graduação, Mestrado e Doutorado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Titular da Cadeira 68 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Membro Efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). O coautor é Doutorando e Mestre em Direito Civil pela PUC-SP. Pós-Graduado em Direito Empresarial com foco em Contratos pela FGV Direito RIO. Gerente Jurídico.


O estudo foi publicado em artigo na edição janeiro /fevereiro da Revista de Direito do Trabalho e Seguridade Social editada pela editora Revista dos Tribunais, uma publicação Thomson-Reuters


Se precisar de mais informações, por favor, contate:


Cleinaldo Simões, Soraia Morais, Nayara Alves, Rebeca Torres

+55 11 98192-0700 / 11 5585 3363 / +55 11 98192 0002

Skype cleinaldo.simoes – FaceTime / WhatsApp/ Telegram / Signal  +55 11 98192-0700

Palavras-chave: Aplicação Arbitragem Dissídios Individuais de Trabalho Defesa Publicação Especializada

Deixe o seu comentário. Participe!

apoiadores/aplicacao-da-arbitragem-nos-dissidios-individuais-de-trabalho-e-defendido-em-publicacao-especializada-bruno-freire-advogados

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid