Uso do processo civil pode agilizar ação trabalhista

"Deste modo, o processo do trabalho também poderá se utilizar dos avanços conseguidos pelo processo comum, sem necessidade de outras tantas alterações legislativas", disse o deputado.

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários: (1)




O Projeto de Lei 7152/06, do deputado Fleury (PTB-SP), autoriza a Justiça do Trabalho a utilizar as normas do direito processual comum quando sua aplicação tornar o desfecho da ação mais rápido do que a legislação processual trabalhista. A proposta acrescenta um parágrafo ao artigo 769 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Esse artigo já permite que o direito processual comum - que rege as ações cíveis - seja usado no processo trabalhista, mas apenas como fonte subsidiária. Ou seja, as normas do processo civil só são empregadas no caso de omissão da legislação trabalhista.

Com o PL 7152, diz Fleury, a Justiça Trabalhista poderá optar por usar o processo comum sempre que for mais conveniente para a celeridade da ação em julgamento, tanto na fase recursal como na de execução.

"Deste modo, o processo do trabalho também poderá se utilizar dos avanços conseguidos pelo processo comum, sem necessidade de outras tantas alterações legislativas", disse o deputado.

Atualmente, as ações que tramitam na Justiça do Trabalho seguem o rito previsto na CLT, que em sete capítulos trata do processo laboral.

Tramitação

O PL 7152 tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Propostas relacionadas:
- PL-7152/2006

Palavras-chave: processo civil

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/uso-do-processo-civil-pode-agilizar-acao-trabalhista

1 Comentários

Bruno K. Schwartz Engenheito19/09/2006 11:43 Responder

Este projeto é inútil... já existe disposição na CLT (vide art. 769). O mais provável é que o projeto contenha outras medidas imbutidas, "trasvestidas" de matéria processual... é mais uma forma de "desregulamentar"a CLT.

Conheça os produtos da Jurid