Uma coisa é a eleição, outra a negociação no Congresso, diz Genoino

O presidente do PT, José Genoino, afirmou hoje que a campanha eleitoral pelo país não deve interferir na negociação entre governo e oposição para o chamado esforço concentrado do Congresso, agendado para a próxima semana.

Fonte: Folha Online

Comentários: (0)




O presidente do PT, José Genoino, afirmou hoje que a campanha eleitoral pelo país não deve interferir na negociação entre governo e oposição para o chamado esforço concentrado do Congresso, agendado para a próxima semana.

No período, o governo tentará votar projetos considerados prioritários, como o que trata das PPPs (Parceria Público-Privada), a Lei de Falências e a Lei de Biossegurança.

"Uma coisa é a eleição, outra a negociação no Congresso. A campanha eleitoral tende a entrar em uma fase com muito mais disputa, mas não pode vincular as duas coisas. Temos de negociar pontualmente com a oposição para votar a PPP", disse ao site do PT.

O projeto das PPPs trata das regras para viabilizar investimentos conjuntos do setor produtivo e dos governos. Entre os pontos mais polêmicos, está a garantia de prioridade no Orçamento aos pagamentos de obras e serviços tocados mediante parcerias --a chamada cláusula de precedência. A medida é defendida pelos fundos de pensão e pelas empreiteiras, potenciais parceiros nas PPPs.

Na última sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta sexta-feira a lentidão do Congresso Nacional para aprovar o projeto. "Para interligar o país mandamos para a Câmara o PPP, que está demorando um pouco para ser votado. O Brasil não pode ficar esperando o Estado ter o dinheiro para fazer aquilo que o país tanto necessita", disse.

Genoino afirmou também que "se for negociado previamente o que tem de ser votado, o esforço concentrado vai dar certo". "Tem de votar Lei de Falência e a Lei de Biossegurança", afirmou.

O presidente do PT disse ainda não temer que uma pressão inflacionária atrapalhe o crescimento da economia. "Não tem essa relação. Nesse momento temos de manter a tranqüilidade e a política econômica, que está dano certo. Temos de manter os rumos da economia sem muito barulho. Muita criatividade pode atrapalhar neste momento. É importante viabilizar os investimentos em infra-estrutura."

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/uma-coisa-e-a-eleicao-outra-a-negociacao-no-congresso-diz-genoino

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid