TST concede justiça gratuita a sindicato do RS

Sindicato não precisou provar a incapacidade financeira de cada um dos substituídos para ter gratuidade de justiça

Fonte: TST

Comentários: (1)




O Tribunal Superior do Trabalho deferiu o benefício da assistência judiciária gratuita ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Celulose, Papel, Papelão, Artefatos, Cortiça e Afins de Guaíba (RS), que atua como substituto processual dos trabalhadores em reclamação contra a Celupa Industrial Celulose e Papel Guaíba Ltda. O entendimento do TST expresso nessa decisão é o de que o sindicato não precisa provar a incapacidade financeira de cada um dos substituídos para ter gratuidade de justiça.


Ao julgar os embargos da empresa, a Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) não conheceu do recurso, mantendo, assim, decisão da Sétima Turma a favor da concessão da justiça gratuita ao sindicato. O relator dos embargos, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, observou que a divergência jurisprudencial sobre a matéria já foi superada pela edição da Súmula 219, item III, do TST.


Nos embargos, a Celupa sustentou que o sindicato não faria jus ao benefício por não ter comprovado a hipossuficiência - situação econômica que não permite à pessoa acionar a Justiça sem prejuízo do próprio sustento ou da respectiva família - de cada um dos trabalhadores por ele representado, ou o recebimento por cada um deles de salário inferior ao dobro do mínimo legal. De acordo com a Sétima Turma, a condição de hipossuficiência pode ser comprovada nos termos da Orientação Jurisprudencial 304 da SDI-1, por simples declaração da entidade sindical na petição inicial, como aconteceu no caso em questão.

 

Processo: E-RR - 29641-43.2005.5.04.0221

Palavras-chave: Justiça gratuita; Sindicato; Incapacidade econômica; Reclamação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tst-concede-justica-gratuita-a-sindicato-do-rs

1 Comentários

Vadislau Charczuk JusRestaurativista21, Bioceticista,Constitucionalista,Ambientalista, Debatedor CNJ, MEC, CNS e outro17/03/2012 2:19 Responder

PARABENS 1 X AO TST - Tendo em vista, que quem cuida da PRODUÇÃO DO PIB, com o absurdo CUSTO BRASIL, acaba PRÉ-FALINDO alguns, que ficam sem a minima condição de custear as despesas e/ou custos jurídicos, portanto, como é que vai provar os \\\"EQUIVOCOS! SE NÃO PUDER SOCORRER-SE DA AJG!... \\\" E, ASSIM, ACABAM \\\"BENE-FICIANDO SEMPRE SÒ A QUEM E POR QUE!... \\\"ASTA QUANTUM CATILINA A-BUTERE PATIANTIA NOSTRA\\\"!...

Conheça os produtos da Jurid