TSE pede a retirada de vídeos de apresentação do presidente aos embaixadores

Por Marcelo Crespo, coordenador do curso de graduação em Direito da ESPM, especialista em Direito Digital.

Fonte: Marcelo Crespo

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ordenou que sejam retirados do ar vídeos que reproduzem a apresentação do presidente Jair Bolsonaro aos embaixadores estrangeiros em julho deste ano, no Palácio da Alvorada. Na ocasião, o presidente disseminou teorias da conspiração sobre urnas eletrônicas, sistema eleitoral, e atacou ministros do Supremo Tribunal Federal.


Segundo Marcelo Crespo, coordenador do curso de Direito da ESPM e especialista em Direito Digital, a decisão de ordenar a retirada dos vídeos on-line tem respaldo jurídico na medida em que pode constituir abuso de poder político a descontextualização de dados sobre as eleições em ano eleitoral.


A sentença também determinou que a EBC (Empresa Brasil de Comunicação), estatal que transmitiu o evento, remova de seus sites e redes sociais todo e qualquer conteúdo que reproduza o discurso. Instagram, Facebook e Google foram acionados para a retirada das postagens do ar. Crespo sinaliza que o Código Eleitoral pune as fakenews eleitorais, as condutas de quem divulgar na propaganda eleitoral, ou durante período de campanha eleitoral, fatos inverídicos sobre partidos ou candidatos ou órgãos públicos.


Para o especialista, fora as questões ideológicas que não se comenta, ninguém é autorizado a desacreditar a justiça eleitoral para causar confusão no pleito.


*Marcelo Crespo é coordenador do curso de Direito da ESPM e especialista em Direito Digital.


Especialista está disponível para comentar o assunto, bem como as perspectivas das eleições com o uso maciço das mídias sociais e a LGPD na política.


Sobre a ESPM - A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

Palavras-chave: TSE Pedido Retirada Vídeos Apresentação Presidente Embaixadores Internet

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tse-pede-a-retirada-de-videos-de-apresentacao-do-presidente-aos-embaixadores

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid